Seminário da Pós – Percepção e mapas do cortex visual

Seminário da Pós

Na próxima sexta-feira, dia 10 de junho, teremos um Seminário sobre Percepção e Mapas do Córtex Visual com o Prof Ricardo Gattass. O evento será transmitido às 15h pelo nosso canal do YouTube: youtube.com/dipucrio.

A palestra descreve o processamento visual do homem. Espera-se que a arquitetura apresentada sirva de inspiração para novos algoritmos de IA.

A visão é o resultado de um processo serial hierárquico para a construção de módulos de decodificação de atributos da visão, associado ao processamento paralelo que combina os atributos dos módulos e unifica a percepção visual. Esse processo é associado a processos de reconstrução (remapeamento) da imagem realizados em uma rede dinâmica que envolve virtualmente todas as áreas corticais visuais topograficamente organizadas. A representação neural (percepção) é organizada em coordenadas craniométricas com base em mapas retinotópicos presentes nas áreas visuais. Após o completamento e o preenchimento perceptuais, a percepção visual torna-se uma representação visuotópica binocular. O completamento perceptual envolve integração de informação, o que implica na reconstrução da forma do objeto a partir de informações de seu contorno, que estão apenas parcialmente disponíveis. A representação neural craniotópica da cena visual é perceptualmente estável, independentemente dos movimentos oculares. Ao manter a cabeça fixa e varrer o campo de visão com movimentos oculares, os humanos são capazes de reconstruir representações neurais de cenas com alta resolução. Em cada posição da cabeça no espaço, o sistema oculomotor varre a cena com os olhos usando a visão foveal para construir, em uma rede dinâmica composta de praticamente todas as áreas visuais corticais, uma imagem unificada, colorida, otimizada e de alta resolução.

O Prof. Ricardo Gattass é membro titular da Academia Brasileira de Ciências na área de Ciências Biomédicas e professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro tendo desenvolvido diversos trabalhos relevantes na área de neurociências.

#percepcaovisual #inteligenciaartificial #IA #seminariodapos #Informatica #Computacao #dipucrio