Seminário: Diversidade de Gênero e Computação

Amanhã, às 15h, acontecerá o seminário “Diversidade de Gênero e Computação”, proferido pela professora Mirella M. Moro. Conselheira da SBC (Sociedade Brasileira de Computação) e coordenadora do Programa Meninas Digitais, ela é uma das principais referências na área de pesquisa orientada a dados, análise social, e equalidade de gênero em Computação.

Neste seminário, a professora vai apresentar as soluções e desafios na busca por uma melhor representatividade de gênero na área. Ao final, teremos uma sessão interativa de perguntas e respostas. É um evento aberto a todos, que ocorrerá no canal do youtube do Departamento de Informática da PUC-Rio.

Saiba mais sobre o evento:

Resumo: Computação está presente na vida de qualquer pessoa com bom acesso à tecnologia moderna. No Brasil, estatísticas atuais do MEC informam que apenas 15% de estudantes de Computação (em todos os seus cursos superiores) são do gênero feminino. Esse desbalanceamento se reflete no exercício da profissão, cujos serviços e produtos são formulados por uma maioria masculina mas utilizados tanto por homens quanto mulheres. Esta palestra discute esses e outros pontos importantes em relação à Diversidade de Gênero na Computação, apontando consequências, soluções e desafios.

Saiba mais sobre a professora:

Mirella M. Moro atua no Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui doutorado em Ciência da Computação pela University of California in Riverside (2007), e graduação e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É conselheira da SBC (Sociedade Brasileira de Computação) e coordenadora do Programa Meninas Digitais, foi sua Diretora de Educação (2009-2015), editora-chefe da revista eletrônica SBC Horizontes (2008-2012), e editora associada do JIDM (Journal of Information and Data Management, 2010-2012). Seus interesses de pesquisa incluem pesquisa orientada a dados, análise social, diversidade de gênero, computação e música, e educação em Ciência da Computação.

Assista aqui:  https://youtu.be/kjrdu_qAnks

Website da professora: https://homepages.dcc.ufmg.br/~mirella/