Seminário: Interfaces para Bancos de Dados

Nesta sexta-feira (16/09), às 15h, teremos o seminário “Interfaces para Bancos de Dados”, proferido pelo professor Marco Antonio Casanova.

Mestre e doutor pela Universidade de Harvard, ele é uma das principais referências na área de modelagem conceitual de bancos de dados e em construção de sistemas de gerência de bancos de dados. Dentre vários outros prêmios e reconhecimentos, recebeu o Prêmio Mérito Científico da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Neste seminário, serão abordados avanços recentes em interfaces para bancos de dados e os desafios enfrentados para viabilizá-las. A transmissão será ao vivo, pelo link https://youtu.be/ddJbLfHePyc

Saiba mais sobre o evento:

Esta palestra abordará avanços recentes em interfaces para bancos de dados. Inicialmente tratará do processamento de consultas por palavras-chave sobre bancos de dados relacionais e RDF datasets, como uma primeira alternativa para as consultas estruturadas comumente utilizadas para acessar bancos de dados. Em seguida, resumirá enfoques para processamento de consultas em linguagem natural sobre bancos de dados, especialmente aqueles baseados em aprendizagem de máquina. O próximo tópico, processamento de consultas multimodais, estenderá a discussão para interfaces apropriadas a bancos de dados armazenando objetos multimodais. Por fim, a palestra introduzirá o tema de interfaces conversacionais e os desafios que deverão ser enfrentados para viabilizá-las.

Conheça mais sobre o professor:

Marco A. Casanova is Full Professor at the Department of Informatics and Coordinator of the Central Planning and Evaluation Office of the Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro – PUC-Rio. He graduated in Electronic Engineering at the Military Institute of Engineering (1974), obtained a M.Sc. in Informatics from PUC-Rio (1976) and a M.Sc. (1977) and a Ph.D. (1979) in Applied Mathematics from Harvard University. He was Graduate Program Coordinator (2005-2007) and Director (2007-2011) of the Department of Informatics of PUC-Rio. His research interests concentrate on database conceptual modeling and construction of database management systems. In July 2012, he received the Scientific Merit Award from the Brazilian Computer Society.

Website Prof. Marco Antonio Casanova: http://www.inf.puc-rio.br/~casanova/