Última dia para inscrições no Prêmio Luiz Fernando de Computação

Competição busca contemplar professores e estudantes de Tecnologia da Informação e Comunicação

Foto: Divulgação

Terminam nesta segunda-feira (23) as inscrições para o Prêmio Luiz Fernando de Computação. O concurso reconhece projetos de inovação de professores e estudantes  da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) que tenham impacto social e promovam a melhoria da sociedade como um todo.

Os três primeiros colocados no prêmio receberão certificados chancelados pelo Comitê Especial do WebMedia. Devido à pandemia da Covid-19, as apresentações serão realizadas virtualmente. O melhor trabalho receberá um notebook no valor de até R$3.000,00.

A premiação é promovida pelo XXVII Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia) e existe desde 2016. Luiz Fernando Gomes Soares, um dos co-fundadores do WebMedia, foi professor do Departamento de Informática (DI) e se destacou em pesquisas na área de TIC. Além do impacto social promovido pelos estudos acadêmicos, Luiz Fernando foi o responsável pela criação do middleware de TV Ginga e sua linguagem NCL. Ele faleceu em 2015.

O Ginga é uma tecnologia que possibilita, além de outras funções, compras em tempo real através da televisão a partir do controle remoto. Essas inovações possibilitadas pelo trabalho de Luiz Fernando tiveram grandes impactos na indústria nacional e levaram o professor a ser considerado a maior autoridade em TV digital no país.

Os projetos serão avaliados pelos seus possíveis impactos sociais e viabilidade (levando em conta aspectos como potencial de uso, replicabilidade e possíveis parcerias).

Como participar?

O artigo escolhido deve estar em português, inglês ou espanhol e em PDF obedecendo os padrões da ACM do WebMedia. Trabalhos que concorreram em outros concursos e premiações também podem participar.

Todos os projetos precisam ser submetidos eletronicamente pelo sistema JEMS na categoria “Prêmio LF”

O artigo deve conter informações técnicas como arquitetura e funcionalidades, além das instituições envolvidas e currículos do professor e do estudante com links para o Lattes. A relevância, impacto social e executabilidade também devem estar contidas no texto, assim como os resultados já alcançados e esperados, o potencial futuro, recursos envolvidos e parceiros. Por último, o projeto precisa apresentar um cronograma para sua execução e continuidade. Também é desejável incluir uma análise de impacto pela métrica Social Return on Investment (SROL)

A competição recomenda os seguintes tópicos

• TICs de apoio ao combate à pandemia da COVID-19
  • TICs de apoio às populações vulneráveis ou que vivem em regiões de difícil acesso (e.g, indígenas, ribeirinhos)
  • TICs de apoio à acessibilidade e assistência a indivíduos com limitações
  • TICs de apoio à saúde física e emocional
  • TICs de apoio à educação (básica, profissionalizante, superior e outros)
  • TICs de apoio à transparência pública e justiça
  • TICs de apoio à ONGs
  • TICs de apoio à atividade de cidadania (doações de alimentos, sangue, etc)
  • TICs de apoio à Agenda 2030 da ONU

Além de outras categorias de TICs de impacto social. Clique aqui e inscreva-se!

Categorias: Notícias, Prêmios e Honrarias