Veja a palestra completa: “Smart Home in a Box: Lessons Learned in Designing Assistive and Intelligent Living Environments for Graceful Aging

Nessa semana recebemos no Conexão Rio-Campinas o Dr Abdelsalam Sumi Helal (www.cise.ufl.edu/~helal/) que é professor titular da University of Florida – EUA, e também mantém uma posição na Lancaster University – UK. Ele, que desde sempre foi uma referência de cientista nas áreas de Computação móvel, Computação Pervasiva e Internet das Coisas, apresentou a sua pesquisa mais recente que trata de Smart Spaces, que envolvem o uso de tecnologias IoT, arquiteturas físicas e digitais , ecossistemas de serviços, interações inteligentes, e implantações no mundo real.  E especificamente, na construção de uma casa inteligente (Gator Tech Smart House) com o objetivo de monitorar a saúde e bem estar de pessoas com doenças crônicas ou idosos (Digital Health). E na palestra muito interessante e inspiradora, Sumi apresentou as principais lições aprendidas do projeto Gator Tech Smart House, e nestas mostrou que software para tais espaços inteligentes, na verdade são formados de um  ecosistemas  de serviços, e a programação precisa estar preparada para lidar e ser tolerante a toda sorte de incertezas. Assim, a sua atual pesquisa abre caminho para  um grande número de pesquisas fundamentais de áreas da computação distribuída e permissiva.

O Conexão Rio-Campinas é uma parceria entre o Departamento de Informática da PUC-Rio e o Instituto de Computação da Unicamp, que promove importantes debates e palestras sobre os últimos avanços na ciência da computação, na Inteligência Artificial, em aprendizado de máquina, Ciência de Dados entre outros temas relevantes para profissionais, pesquisadores e para a sociedade como um todo.

Assista em: https://youtu.be/i17_3uTtgRc