Fechar

Adriano Francisco Branco

Professor Agregado

Short Bio

Adriano Branco é engenheiro eletrônico com doutorado em informática. Atua como professor, pesquisador e mentor em programas de inovação tecnológicas. Com vasta experiência na área de consultoria de projetos de sistemas, atualmente foca na área de IoT combinando as áreas de eletrônica e ciência da computação.

Biografia

Adriano Branco é professor, pesquisador e mentor em programas de inovação tecnológica. Especializado em sistemas distribuídos, concentra suas pesquisas em IoT e redes de sensores sem fio. Tem experiência ensinando e desenvolvendo IoT, sistemas embarcados e comunicação sem fio para pequenos dispositivos. Adriano tem uma vasta experiência em consultoria de integração de sistemas, trabalhando com análise funcional, desenvolvimento de sistemas, arquitetura de sistemas e gerenciamento de projetos. Atualmente é professor no departamento de informática da PUC Rio e associado às iniciativas ExACTa e Gist do Departamento de Informática da PUC-Rio e Tecgraf da PUC-Rio. Também atua como mentor no aFuturoLab, programa de inovação em parceria entre PUC-Rio e Americanas S.A. Ele trabalhou por um ano em uma posição de pós-doutorado no Dipartimento di Elettronica, Informazione e Bioingegneria (DEIB) no Politecnico di Milano. Também atuou como pós-doutorando no Departamento de Informática da PUC-Rio por dois anos. Depois disso, atuou como mentor do Programa de Inovação Tecnológica na iniciativa ECOA/LES. Também
coordenou e ministrou aulas na turma de IoT do curso de especialização em Tecnologia Digital, ambos da PUC-Rio. Adriano Branco obteve seu Ph.D. em Ciência da Computação em 2015 e seu mestrado em 2011 na PUC-Rio. Foi bolsista de excelência Nota 10 da FAPERJ durante seu doutorado. Graduado em Engenharia Eletrônica pelo CEFET/RJ em 1992. Antes de se formar em eletrônica, foi técnico em eletrônica no início de sua carreira, apoiando projetos de desenvolvimento de placas digitais e coordenando os laboratórios técnicos de manutenção e testes de produção. Desde a graduação, atuou como engenheiro eletrônico e desenvolvedor de sistemas no CBPF/CNPq (Brasil) e CERN (Suíça). No CPBF, no laboratório LAFEX, trabalhou no programa de computador paralelo do grupo de colaboração do Fermilab. No CERN, ele trabalhou por dois anos no projeto do Trigger do experimento Delphi/LEP. Depois disso, trabalhou por mais de 12 anos em projetos de consultoria de integração de sistemas para grandes empresas, principalmente nas indústrias de Siderurgia e Telecomunicações, incluindo um projeto internacional em Manila/Filipinas.