Alberto Barbosa Raposo

Professor Associado

Alberto é Professor Associado do DI e Gerente de Projetos no Instituto Tecgraf, onde trabalha com Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Interação Humano-Computador, aplicadas principalmente na indústria de Energia e Petróleo, e também em áreas como entretenimento e acessibilidade.

Bolsas de Produtividade: CNPq Nível 2

NIT: Gerente de Projetos no Instituto Tecgraf / PUC-Rio

Professor associado da Puc-Rio, Alberto B. Raposo tem como ênfase a área de Computação Gráfica e a Interação Humano-Computador. Neste meio, aplica esses conceitos em “jogos sérios”, programas de realidade virtual sem o intuito de entreter, mas sim auxiliar profissionais de diversos campos em seus trabalhos. Este desenvolvimento é feito por meio do laboratório que coordena projetos do Instituto Tecgraf de
Desenvolvimento de Software Técnico-Científico da PUC-Rio. Neste, aplica suas pesquisas no mercado, criando jogos para diversos setores, desde a engenharia do petróleo até a fisioterapia, tendo, em alguns casos, parcerias com grandes empresas como a Petrobras. Alberto cursou a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde se graduou em Engenharia Elétrica (1994), fez Mestrado (1996) e seu Doutorado (2000).

INF2690 – Tópicos de Computação Gráfica IV