Fechar

Clarisse Sieckenius de Souza

Professora Emérita

Short Bio

Clarisse é Professora Emérita da PUC-Rio e pesquisa a Interação Humano-Computador de onde criou uma teoria semiótica para a área, a Engenharia Semiótica.

Áreas de Pesquisa

Bolsas de Produtividade: CNPq Nível 1B

NIT: Coordenadora do SERG – Semiotic Engineering Research Group

Tel: +55 21 3527-1500 ramal 4344

Sala: RDC 501

Site Pessoal: www.inf.puc-rio.br/~clarisse

Biografia

O Departamento de Informática se caracteriza pela capacidade de ousar e inovar. Em 1988 contratou para o seu quadro principal de docentes uma lingüista, cuja formação acadêmica tinha sido integralmente realizada em um departamento de Letras. Vinte anos depois, esta decisão se traduz em liderança interdisciplinar na área de Interação Humano-Computador no contexto de ensino e pesquisa em Computação no Brasil.

Clarisse Sieckenius de Souza é professora emérita do DI e atua na área de Interação Humano Computador.  Seus principais interesses no meio envolvem  abordagens teóricas e científicas de IHC, métodos de avaliação de interfaces e interação com sistemas, comunicação mediada por computador, end-user programming e sistemas de explicação. Criadora da internacionalmente conhecida Engenharia
Semiótica, teoria semiótica para a Interação Humano Computador, Clarisse é coordenadora do grupo de pesquisas voltado a área, o SERG - Semiotic Engineering Research Group. Clarisse é Bacharel em Tradução e Interpretação de Conferências – Inglês e Francês (1979), Mestre em Língua Portuguesa (1982) e Doutora em Linguística Aplicada (1987) pelo Departamento de Letras da PUC-Rio.