Juliana Alves Pereira

Professora Assistente

Short Bio

Juliana Alves Pereira é professora do Departamento de Informática da PUC-Rio. Juliana orienta pesquisas de mestrado e doutorado na área de concentração de Engenharia de Software. Sua missão é investigar técnicas de Aprendizado de Máquina que auxiliam no gerenciamento, evolução e manutenção de sistemas de software.

Biografia

Juliana realizou pós-doutorado na universidade de Rennes, Inria/IRISA (França). Possui doutorado com distinção (summa cum laude) em Engenharia de Software pela Otto-von-Guericke-Universität Magdeburg (OvGU) na Alemanha (2018). Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Juliana lidera um grupo de pesquisa focado em explorar aplicações de Aprendizado de Máquina, Explicabilidade, Aprendizado por Transferência, Inteligência Artificial Generativa, Aprendizado Profundo, Processamento de Linguagem Natural, e Sistemas de Recomendação em contextos relacionados à Qualidade de Software e Aspectos Humanos. Juliana tem servido em Comitês de Programa e Comitês de Organização das principais conferências internacionais de Engenharia de Software e áreas afins, tais como ICSE Demo, SANER, MSR, ICSME, ICPC,
EASE, SPLC, SLE e várias outras. Pelo reconhecimento às suas contribuições para a Engenharia de Software internacionalmente, Juliana recebeu o prêmio de melhor Tese de doutorado (Dissertationspreis) pela OvGU em novembro de 2018, e foi indicada ao GI-Dissertationspreis 2018 organizado pela Sociedade Alemã de Informática e realizado no Schloss Dagstuhl. Vários de seus artigos receberam distinções nas principais conferências internacionais da sua área, tais como o "ACM Best Paper Award" do SPLC 2021 e o "ACM Best Paper Award" do ICPE 2020. Em 2022, Juliana recebeu o prêmio de artigo mais influente do CBSoft pela Comissão Especial de Engenharia de Software (CEES) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), pelo artigo publicado no SBCARS 2013, em reconhecimento ao seu impacto internacional e nacional para a Engenharia de Software nos últimos 10 anos. Juliana possui várias colaborações atualmente com grupos de pesquisa nacionais e internacionais. Atualmente Juliana é membro da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e do grupo de pesquisa LES/OPUS.