Marco Antonio Casanova

Professor Titular

Marco A. Casanova desenvolve pesquisa em várias áreas de banco de dados, com ênfase em tecnologias que facilitem a divulgação e interpretação de dados na Web.

Áreas de Pesquisa

Bolsas de Produtividade

CNPq Nível 1B

NIT

Pesquisador Associado ao Instituto TecGraf

+55 21 3527-1500 ramal 4347

Sala

506 RDC

Site Pessoal

“Meus interesses acadêmicos sempre giraram em torno do problema de modelagem de banco de dados. Em um passado mais recente, concentrei esforços em técnicas para projeto de bancos de dados de tal forma a facilitar interoperabilidade, especialmente quando os dados são acessados através da Web.”

Formou-se em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Militar de Engenharia (1974). Obteve o Mestrado em Ciências em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro  PUC-Rio (1976) e Mestrado (1978) e Doutorado (1979) em Matemática Aplicada pela Harvard University. Foi Coordenador de Pós-Graduação (2005-2007) e Diretor (2007-2011) do Departamento de Informática da PUC-Rio, onde
atualmente ocupa a posição de Professor Titular. Em julho de 2012, assumiu a Coordenação Central de Planejamento e Avaliação da PUC-Rio. Sua pesquisa concentra-se em modelagem conceitual de bancos de dados e em construção de sistemas de gerência de bancos de dados. Pelo conjunto das contribuições, em julho de 2012, recebeu o Prêmio Mérito Científico da Sociedade Brasileira de Computação.