Markus Endler

Professor Associado do Departamento de Informática e Professor livre-docente (desde 2001),  Markus Endler atua na área de Sistemas Distribuídos, e trabalha com o desenvolvimento de midleware para Computação Móvel e Pervasiva,  Software Adaptativo e a Internet das Coisas. Bacharel em Matemática(1984) e Mestre em Informática (1987) pela PUC-Rio, obteve o título de doutor das ciências naturais (Dr. rer. nat.) em Informática pela Technische Universität Berlin em 1992. Após o doutorado trabalhou por sete anos no IME/USPm, onde fundou e coordenou o laboratório LCPD, antes de realizar seu sonho e vir trabalhar, em 2001, no que considera o “melhor e mais representativo” departamento de Computação do Brasil. Em 2002 fundou o Laboratory for Advanced Collaboration (LAC), do qual é coordenador e pesquisador principal. No LAC coordena projetos com foco em Computação Móvel e Pervasiva, sistemas distribuídos com mobilidade, middleware distribuído escalável, Ciência de contexto, Colaboração móvel, sensores, Processamento de Eventos Complexos, Analise de streams de dados e redes sociais pervasivas, tendo parcerias com grandes empresas como Microsoft, a Oi e a Boeing.

Noemi de La Rocque Rodriguez

Noemi Rodriguez é professora associada da PUC-Rio, coordenadora do curso de Engenharia de Computação e da graduação. Trabalha nas áreas de Sistemas Distribuídos e Linguagem de Programação com interesse especial na relação entre mecanismos de linguagens de programação e a criação de programas concorrentes e distribuídos. Desenvolve suas pesquisas no LabLua, onde desenvolve projetos ligados a Lua e a linguagens para ambientes computacionais específicos, como redes de sensores e atuadores. Noemi também tem grande interesse pela parte de ensino superior, onde tem grande atuação no departamento.

Roberto Ierusalimschy

Professor associado da PUC-Rio, Roberto Ierusalimschy tem como ênfase em suas pesquisas a área de Linguagens de Programação. Neste setor ele desenvolveu, como projetista-chefe, a linguagem de programação Lua, usada mundialmente em diversos programas, tais como Angry Birds, World of Warcraft, Adobe Lightroom e Wikipedia. Atualmente coordena o LabLua, que serve como laboratório de desenvolvimento do Lua e de outras linguagens. Roberto se graduou (1982), fez Mestrado (1985)e Doutorado (1990) em Informática pela PUC-Rio. Além disso, fez pós-doutorado na Universidade de Waterloo (1992).