Departamento de Informática – PUC-Rio | Eletivas de Orientação (EO ou ELO0900)

Eletivas de Orientação (EO ou ELO0900)

O currículo de Engenharia de Computação inclui créditos em disciplinas chamadas de eletivas de orientação, que permitem a cada aluno personalizar um pouco sua formação conforme seus interesses e devem ser combinadas com o coordenador do curso.

Esse tipo de disciplina aparece no currículo como ELO0900, e a classificação nessa categoria deve ser pedida pelo coordenador à DAR depois da disciplina ser cumprida.

O procedimento indicado para cursar disciplinas na categoria ELO0900 é o seguinte:

1. antes da matrícula, mandar um email para o coordenador com seu número de matrícula e a disciplina que deseja cursar para ser contabilizada como EO;
  2. esperar a resposta, e, caso seja positiva, armazenar essa resposta;
  3. ao final do período, depois que a aprovação aparecer no *histórico*, entrar com um requerimento de reclassificação via PUC online.

A seguir, listo algumas idéias para disciplinas EO (sempre com consulta anterior à coordenação):

• Disciplinas para reforçar a formação em hardware: Eletrônica Analógica (eng1444), Lab. de Elet. Analógica e Instrumentação Eletrônica (eng1027).
  • Disciplinas da área de sistemas de apoio a decisão: Processos Estocásticos (eng1465), Modelos de Regressão (eng1470), e Otimização (eng1467), entre outras.
  • Disciplinas de pós-graduação dos departamentos de Eng. Elétrica ou Informática – para quem já completou 60% dos créditos – podem ser contabilizadas duas vezes: para a graduação, como EO, e para a pós-graduação, caso o aluno venha a ingressar em um desses programas.) Vejam aqui a lista de disciplinas a serem oferecidas na pós-graduação INF para o semestre corrente.
  • Verifique a oferta de algumas disciplinas INF, tais como:
    • inf1011 Semântica de Linguagens
    • inf1015 Computabilidade
    • inf1027 Testes e Medidas de Software
    • inf1028 Projeto e Construção de Sistemas
    • inf1032 Introdução a Ciência de Dados
    • inf1300 Tópicos em Computação I
    • inf1340 Bancos de Dados II
    • inf1350 Programação de Sistemas Reativos
    • inf1403 Introdução a Interfaces Humano-Computador
    • inf1416 Segurança da Informação
    • inf1410 Gerenciamento de Projetos em Informática
    • inf1629 Princípios de Engenharia de Software
  • Disciplinas de domínios adicionais: alunos que estejam cursando domínios adicionais, por exemplo em Matemática ou Empreendedorismo, devem conversar com o coordenador para contabilizar uma parte dos créditos desse domínio como EO.