Fechar

YouTube do DI ultrapassa a marca de 1.500 inscritos

Canal acumula mais de 40 mil visualizações entre lives, vídeos resumo de trabalhos de graduação, mestrado e doutorado, research talks e vídeos informativos

Foto: Reprodução

Com seminários, debates, trabalhos acadêmicos e muita informação para quem se interessa pelos mais variados tópicos da computação, o canal do Departamento de Informática (DI) no YouTube já ultrapassou a marca de 1.500 inscritos. Até o momento são mais de noventa vídeos divididos entre palestras, apresentações de projetos de pesquisa e discussões sobre os mais variados tópicos da computação.

Só nos últimos 28 dias, foram mais de 500 horas assistidas e 3 mil visualizações. O canal serve como um ponto de encontro virtual entre professores e aqueles interessados na vasta produção acadêmica do departamento.

Desde o segundo semestre de 2020, no contexto da pandemia da Covid-19, os seminários da pós-graduação foram adaptados para o ambiente digital e permitiram que um público maior tivesse acesso à produção científica do DI. Conduzidas pelo coordenador da pós-graduação, Marcos Kalinowski, as lives trazem novidades das pesquisas desenvolvidas.

Durante as transmissões, o público interage fazendo perguntas, e o conteúdo fica disponível no canal, sendo acessado com frequência. As palestras “Pesquisa em Ciência de Dados: A Escalada para a Valorização dos Dados” do professor Hélio Lopes, e “Métodos de Pesquisa Survey em Engenharia de Software”, do professor Marcos Kalinowski, são as mais vistas e já contam com mais de 800 visualizações cada uma.

Os seminários da pós-graduação contaram ainda com palestras dos seguintes professores pesquisadores:  Alberto Raposo, Alessandro Garcia, Bruno Feijó, Daniel Menasce, Eduardo Laber, Jônatas Wehrmann, Marcelo Gattass, Marco Antonio Casanova, Markus Endler, Edward Haeusler, Sérgio Colcher, Sérgio Lifschitz, Simone D.J. Barbosa, Thibaut Vidal e Waldemar Celes.

O YouTube do DI também abriga as lives da graduação. Duas vezes por mês a professora Noemi Rodriguez, coordenadora da graduação, faz uma entrevista com professores do departamento ou profissionais do mercado com alguma ligação com o DI. Entre os destaques de audiência está a live “Lua na PUC-Rio”, onde o professor Roberto Ierusalimschy fala do seu trabalho no desenvolvimento da linguagem de programação Lua. O envio já acumulou 1.175 visualizações.

Todas os seminários da pós-graduação podem ser encontradas nesta playlist. Já os seminários de graduação estão nessa playlist

Os vídeos do canal contemplam desde assuntos acadêmicos avançados até informações para quem sonha com uma carreira na informática. Dois dos conteúdos mais populares apresentam o campo de ciência da computação: em “DI PUC-Rio – Curso de Ciência da Computação” e “Futuro Estudante de Informática da PUC-Rio”, professores discutem o curso e as possibilidades de carreira.

Além disso, também é possível encontrar conteúdo útil para apoiar a apresentação de trabalhos científicos. No vídeo “Como gravar a apresentação de seu trabalho acadêmico em vídeo“, a ex-aluna de mestrado e analista de pesquisa e desenvolvimento do ExACTa, Bianca Teixeira, ensina como comunicar melhor os objetivos do seu trabalho científico.

Se você ainda não conhece o canal, inscreva-se! O endereço é: youtube.com/dipucrio

 

Categorias: Notícias