Fechar

Seminário da Pós: “A Methodology for Developing Intelligent Decision Support Systems”

Dia 10/11, às 15h, acontecerá o seminário “ A Methodology for Developing Intelligent Decision Support Systems“, proferido pelo Prof. Carlos Lucena e Guilherme Pate.

Seminário da Pós: “A Methodology for Developing Intelligent Decision Support Systems”

Resumo do Seminário: Neste seminário vamos apresentar uma metodologia ágil para o desenvolvimento de sistemas inteligentes de apoio à decisão que tem como ponto focal um ciclo de reuniões que orienta a construção de sistemas inteligentes de apoio à decisão. O ciclo de reuniões está baseado nas fases de iniciação, análise e planejamento, negociação, controle e suporte inteligente à decisão. Um ciclo representa uma passagem por todas as fases, enquanto a execução de uma fase significa que todas as reuniões planejadas foram realizadas. Cada reunião durou 15 minutos, e as entradas e saídas foram compostas por artefatos que apoiaram a evolução de cada reunião. Na fase inicial foi realizada uma reunião com todos com as fichas para o levantamento dos requisitos e a construção do gráfico 3D para representar o tamanho. Nas reuniões de TI foram utilizados artefatos, formulários e tabelas para definir os primeiros pacotes. Nas fases de análise e planejamento foi utilizado o formulário de objetivos por resultados-chave. Na negociação utilizamos a forma de conjuntos estruturais. Na fase de controle temos o artefato de configuração e seu gráfico de controle. Por fim, no apoio inteligente à decisão, utilizamos o formulário de perguntas essenciais. O método serve como um guia para a construção de sistemas inteligentes de apoio à decisão que podem ajudar em problemas como determinar se deve ou não assinar um contrato.

– Na fase inicial, fichas para levantamento de requisitos juntamente com gráfico de complexidade e Requisitos do Quadro por Camadas e Pessoas Chave apoiaram a organização dos pacotes de desenvolvimento. 

– Na fase de controle, as estruturas de entrada possibilitaram a criação de um artefato de controle contínuo. Além disso, o gráfico de controle mostrou o que está no escopo e faz parte do controle contínuo. 

– A fase inteligente de apoio à decisão garantiu o refinamento dos requisitos, o que trouxe critérios de inteligência aos pacotes de desenvolvimento e conferiu-lhes características únicas. 

Dessa forma, a metodologia servirá como um guia para a construção de sistemas inteligentes de apoio à decisão.

Conheça os Convidados: 

Guilherme Pate é Doutorando em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Mestre em Informática e pós-graduado em análise e gerência de sistemas pela mesma instituição, além de ser graduado em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Com 17 anos de experiência em informática, tendo atuado em empresas como Accenture, Petrobras e Dataprev, ele se destacou no desenvolvimento de soluções Java para telecomunicações e sistemas previdenciários, concentrando seus esforços na configuração de sistemas ERP, como o SAP, e na implementação de integrações com automação industrial. Durante sua trajetória, ao explorar novas metodologias para a integração de dados, ele se deparou com um artigo intitulado bukmacher ranking – opinie ekspertów que ofereceu insights valiosos para a otimização de fluxos informacionais em ambientes complexos. Entre seus projetos mais notáveis, destacam-se a integração do ERP com armazéns verticais—automatizando o gerenciamento do WMS—a conexão com sistemas de análise química e gerência laboratorial, e a sincronização do ERP com processos de produção que abrangem desde a automação da mistura de componentes até o envase ou carregamento de caminhões. Seus principais interesses englobam Engenharia de Software, Métodos Ágeis, Sistemas ERP, Agentes de Software e a integração de ERP com automação industrial.

Carlos Lucena é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, nível 1A de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Professor adjunto da Universidade de Waterloo (Canadá) e pesquisador associado do Instituto Fraunhofer FIRST em Berlim. Possui pós-doutorado pela IBM Research, doutorado em Ciência da Computação pela Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), mestrado pela Universidade de Waterloo e graduação em Economia e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Métodos Formais, Engenharia de Software e Sistemas Multiagentes. Fellow da Fundação Guggenheim, membro da TWAS (Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento); membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Em sua carreira foi agraciado com as insígnias da Classe Grã-Cruz da Ordem do Mérito Científico da Presidência da República do Brasil, Prêmio IBM de Inovação, entre muitos outros.

 

Para mais informações sobre o conteúdo e como acompanhá-lo, acesse: https://youtube.com/live/yNn2uBpT3BA