Carlos José Pereira de Lucena

Possui graduação em Economia e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1965), mestrado no Department of Computer Science & Applied Analysis pela University of Waterloo (1969), doutorado em Ciência da Computação pela University of California at Los Angeles (UCLA) (1974) e pós-doutorado pela IBM Research (1975) . Em 1982 virou professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Desde 2023 é professor emérito da PUC-Rio. Ele é também professor adjunto da Universidade de Waterloo (Canadá) e pesquisador associado do Fraunhofer Institute FIRST em Berlim. É membro do corpo editorial de diversos periódicos internacionais: da Communications of the ACM, do periódico dos Anais da Academia Brasileira de Ciências, do Journal of Formal Aspects of Computing e do Journal of Agent-Oriented Software Engineering (IJAOSE). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Métodos Formais, Engenharia de Software e Sistemas Multiagentes. Publicou mais de 450 trabalhos arbitrados nos principais veículos destas áreas. O professor é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq no nível 1A. Em sua carreira atuou na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro como vice-reitor da Universidade, Decano do Centro Técnico Científico e por várias vezes Diretor do Departamento Informática. Prof Lucena. foi premiado com a insígnia da Classe Grã-Cruz da Ordem do Mérito Científico da Presidência da República do Brasil, com a Medalha Carlos Chagas Filho de Mérito Científico, Diretoria e Conselho Superior da FAPERJ, com o Prêmio Álvaro Alberto de Ciências e Tecnologia do Ministério de Ciência e Tecnologia e com vários prêmios IBM Innovation Award, dentre muitos outros. O prof. Lucena é fellow da Fundação Guggenheim, fellow of TWAS (Academy of Sciences for the Developing World) e membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Até novembro de 2012, orientou 42 teses de doutorado e 108 dissertações de mestrado. Em 2009 recebeu o ACM Distinguished Scientist Award. Desde 2010, Prof Lucena se tornou o presidente do Instituto Nacional de Ciências da Web (INCT).

Clarisse Sieckenius de Souza

Clarisse Sieckenius de Souza é professora emérita do DI, onde atuou por mais de três décadas na área de Interação Humano Computador (IHC).  Foi, juntamente com seus alunos de mestrado e doutorado, a criadora da internacionalmente conhecida Engenharia Semiótica, a primeira teoria semiótica para a Interação Humano Computador proposta no âmbito da Informática. Clarisse foi coordenadora do SERG – Semiotic Engineering Research Group (grupo de pesquisas em Engenharia Semiótica), hoje parte do Laboratório Ideias. Esta teoria foi posteriormente expandida para tratar de desenvolvimento de software centrada em pessoas (Human-Centered Software Development) e também, mais recentemente, aspectos éticos no design de sistemas inteligentes. Clarisse é Bacharel em Tradução e Interpretação de Conferências – Inglês e Francês (1979), Mestre em Língua Portuguesa (1982) e Doutora em Linguística Aplicada (1987) pelo Departamento de Letras da PUC-Rio. Hoje em dia, dedica-se ao estudo de filosofia da tecnologia e a explorações no campo da ética e mediação algorítmica de processos sociais. Nestas atividades, tem buscado encontrar e estreitar parcerias interdisciplinares com as ciências sociais e humanas.

Antonio L. Furtado

Formou-se em direito e em economia, obtendo depois o grau de mestre em administração e o de doutor em ciência da computação pela Universidade de Toronto. Em 2006 recebeu o título de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico e Tecnológico.

 

Bruno Feijó

Bruno Feijó é Professor Associado do Departamento de Informática do CTC/PUC-Rio, pesquisador CNPq Nível 1, diretor do ICAD/VisionLab/PUC-Rio (Laboratório de Visualização, TV/Cinema Digital e Games), coformulador do Curso Multimídia para Ensino Médio Profissionalizante do NAVE/Oi Futuro (2008), cofundador da Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital da Sociedade Brasileira de Computação (2002), PhD pela University of London/Imperial College (1988) e Engenheiro pelo ITA (1975). Trabalhou vários anos na indústria, na área de CAD (Computer-Aided Design), antes de iniciar seu doutorado em Londres (UK) e ingressar no Departamento de Informática da PUC-Rio em 1988 no grupo de Computação Gráfica. Ele ajudou a criar a comunidade acadêmica de Jogos e Entretenimento Digital no país – uma área até então alijada da academia. Ele também é um dos fundadores do simpósio SBGames. Bruno Feijó orientou mais de 15 teses de doutorado e 40 dissertações de mestrado. Ele escreveu mais de 30 artigos em periódicos, 12 capítulos de livros e 70 artigos em congressos. É autor de um livro didático para ensino de programação usando jogos. Vários de seus trabalhos com seus alunos têm sido reconhecidos através de prêmios nacionais e internacionais. Seus alunos também têm atraído a atenção de venture capital (nacional e internacional) para criação de startups. Seu interesse atual de pesquisa está em trabalhos interdisciplinares nas áreas em que é pioneiro no Brasil: animação, efeitos especiais, entretenimento digital e jogos. Seus estudos e propostas para inovação e educação vão do ensino médio a instituições de pesquisa e incubadoras de empresas, sendo alguns de seus trabalhos utilizados como balizadores de políticas públicas nos setores de visualização e do audiovisual. Foi editor da série Media Technology da Elsevier, com 30 volumes (2010-2012) sobre tecnologia para novas mídias digitais.Sua atuação em novas tecnologias está presente em cenas de efeitos especiais em várias produções para a televisão e em protótipos inovadores para TV/Cinema Digital. Atualmente Bruno Feijó é membro da SBC e da ACM.

Roberto Ierusalimschy

Professor titular da PUC-Rio, Roberto Ierusalimschy tem como ênfase em suas pesquisas a área de Linguagens de Programação. Neste setor ele desenvolveu, como projetista-chefe, a linguagem de programação Lua, usada mundialmente em diversos programas, tais como Angry Birds, World of Warcraft, Adobe Lightroom e Wikipedia. Atualmente coordena o LabLua, que serve como laboratório de desenvolvimento do Lua e de outras linguagens. Roberto se graduou (1982), fez Mestrado (1985)e Doutorado (1990) em Informática pela PUC-Rio. Além disso, fez pós-doutorado na Universidade de Waterloo (1992).