Marco Antonio Casanova

Formou-se em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Militar de Engenharia (1974). Obteve o Mestrado em Ciências em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro  PUC-Rio (1976) e Mestrado (1978) e Doutorado (1979) em Matemática Aplicada pela Harvard University. Foi Coordenador de Pós-Graduação (2005-2007) e Diretor (2007-2011) do Departamento de Informática da PUC-Rio, onde atualmente ocupa a posição de Professor Titular. Em julho de 2012, assumiu a Coordenação Central de Planejamento e Avaliação da PUC-Rio. Sua pesquisa concentra-se em modelagem conceitual de bancos de dados e em construção de sistemas de gerência de bancos de dados. Pelo conjunto das contribuições, em julho de 2012, recebeu o Prêmio Mérito Científico da Sociedade Brasileira de Computação.