Carlos José Pereira de Lucena

Possui graduação em Economia e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1965), mestrado no Department of Computer Science & Applied Analysis pela University of Waterloo (1969), doutorado em Ciência da Computação pela University of California at Los Angeles (UCLA) (1974) e pós-doutorado pela IBM Research (1975) . Em 1982 virou professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Desde 2023 é professor emérito da PUC-Rio. Ele é também professor adjunto da Universidade de Waterloo (Canadá) e pesquisador associado do Fraunhofer Institute FIRST em Berlim. É membro do corpo editorial de diversos periódicos internacionais: da Communications of the ACM, do periódico dos Anais da Academia Brasileira de Ciências, do Journal of Formal Aspects of Computing e do Journal of Agent-Oriented Software Engineering (IJAOSE). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Métodos Formais, Engenharia de Software e Sistemas Multiagentes. Publicou mais de 450 trabalhos arbitrados nos principais veículos destas áreas. O professor é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq no nível 1A. Em sua carreira atuou na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro como vice-reitor da Universidade, Decano do Centro Técnico Científico e por várias vezes Diretor do Departamento Informática. Prof Lucena. foi premiado com a insígnia da Classe Grã-Cruz da Ordem do Mérito Científico da Presidência da República do Brasil, com a Medalha Carlos Chagas Filho de Mérito Científico, Diretoria e Conselho Superior da FAPERJ, com o Prêmio Álvaro Alberto de Ciências e Tecnologia do Ministério de Ciência e Tecnologia e com vários prêmios IBM Innovation Award, dentre muitos outros. O prof. Lucena é fellow da Fundação Guggenheim, fellow of TWAS (Academy of Sciences for the Developing World) e membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Até novembro de 2012, orientou 42 teses de doutorado e 108 dissertações de mestrado. Em 2009 recebeu o ACM Distinguished Scientist Award. Desde 2010, Prof Lucena se tornou o presidente do Instituto Nacional de Ciências da Web (INCT).

Arndt von Staa

Professor Emérito da PUC-Rio, Arndt von Staa tem como ênfase em suas pesquisas a Garantia de Qualidade de Software. Neste meio, tem como principais tópicos: modularidade, medição qualidade de software, automação do teste de software, processos de engenharia de software e ambientes de engenharia de software assistidos por computador. Para isso trabalha junto ao Laboratório de Engenharia de Software (LES) no desenvolvimento de pesquisas. Tais pesquisas são direcionadas, principalmente, ao desenvolvimento de trabalhos para contextos industriais, onde há como se testar a qualidade dos softwares. Arndt se graduou em Engenharia Mecânica (1965) e fez Mestrado em Informática (1969) pela PUC-Rio. Além disso se tornou PhD em Ciência da Computação pela Universidade de Waterloo(1974) e foi inscrito na Ordem do Mérito Científico e Tecnológico no grau de Comendador em (2008). Atualmente é membro titular da Academia Nacional de Engenharia.

Antonio L. Furtado

Formou-se em direito e em economia, obtendo depois o grau de mestre em administração e o de doutor em ciência da computação pela Universidade de Toronto. Em 2006 recebeu o título de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico e Tecnológico.

Clarisse Sieckenius de Souza

Clarisse Sieckenius de Souza é professora emérita do DI, onde atuou por mais de três décadas na área de Interação Humano Computador (IHC).  Foi, juntamente com seus alunos de mestrado e doutorado, a criadora da internacionalmente conhecida Engenharia Semiótica, a primeira teoria semiótica para a Interação Humano Computador proposta no âmbito da Informática. Clarisse foi coordenadora do SERG – Semiotic Engineering Research Group (grupo de pesquisas em Engenharia Semiótica), hoje parte do Laboratório Ideias. Esta teoria foi posteriormente expandida para tratar de desenvolvimento de software centrada em pessoas (Human-Centered Software Development) e também, mais recentemente, aspectos éticos no design de sistemas inteligentes. Clarisse é Bacharel em Tradução e Interpretação de Conferências – Inglês e Francês (1979), Mestre em Língua Portuguesa (1982) e Doutora em Linguística Aplicada (1987) pelo Departamento de Letras da PUC-Rio. Hoje em dia, dedica-se ao estudo de filosofia da tecnologia e a explorações no campo da ética e mediação algorítmica de processos sociais. Nestas atividades, tem buscado encontrar e estreitar parcerias interdisciplinares com as ciências sociais e humanas.