Seminário da Pós: “Banco de Dados e Redes Sociais Digitais”

Dia 15 de março acontecerá o seminário “ Bancos de Dados e Redes Sociais Digitais”, proferido pelo professor Sérgio Lifschitz.

Seminário da Pós: “Banco de Dados e Redes Sociais Digitais”

Resumo do Seminário: A comunicação por meio das chamadas Redes Sociais Digitais (ou Online) é parte importante do dia a dia da nossa sociedade. A observação e a análise dos dados nas RSDs reflete, de maneira significativa, o comportamento e o posicionamento das pessoas no cotidiano offline. Apesar das RSDs serem exemplos clássicos de sistemas de Big Data por conta dos grandes volumes de dados e também da velocidade de disseminação dos mesmos, é fato que sistemas de bancos de dados, relacionais ou NoSQL, são pouco ou nunca usados pelos grupos de pesquisa. Motivado por essa constatação, pretendo nessa apresentação mostrar como a grande área de dados (engenharia, ciência e bancos de dados) pode contribuir para investigações científicas e tecnológicas relevantes. A ênfase será dada nos trabalhos já realizados, ou em execução, pelo time de pesquisadores (alunos e colaboradores) do Laboratório BioBD do DI PUC-Rio.

Conheça o Professor: Sérgio Lifschitz é professor do quadro principal do DI e coordenador do Laboratório BioBD na PUC-Rio. Doutor em Informática pela ENST/Télécom Paris, França, com mestrado e graduação em Engenharia Elétrica, ambos pela PUC-Rio. Pesquisador na área de engenharia, ciência e bancos de dados com ênfase em (i) sintonia fina automática, bases e grafos de conhecimento e gestão de redes sociais digitais. Atua também na área de bioinformática, com desenvolvimento de ferramentas em parceria com a Fiocruz e o INCA. É vice-decano de internacionalização do Centro Técnico Científico (CTC) e membro do NDE do Curso de Engenharia de Computação, entre outras atividades tecnico-administrativas.

Para maiores informações sobre o conteúdo e como acompanhá-lo, acesse: https://youtube.com/live/apTTNpDXEBE