Alunos comemoram aprovação no programa de pós-graduação do DI

Programas de mestrado e doutorado em Informática têm 25 admitidos

Os novos alunos de mestrado Rodrigo Galdino e Ney Barchilon. Foto: Arquivo Pessoal

A última terça-feira (20) foi de comemoração para os aprovados nos programas de pós-graduação do Departamento de Informática (DI). Na data, 22 alunos foram classificados para o programa de mestrado do DI e três aceitos no de doutorado. O processo foi extenso e contou com uma análise individualizada de cada candidato.

Entre os aprovados, há alunos que não pertenciam à área de computação mas que, com a ajuda de cursos de especialização do DI, foram se aproximando do setor. É o caso do engenheiro metalúrgico Rodrigo Galdino, que conta como o DI foi essencial para viabilizar sua migração de carreira.

“Eu fiz a pós-graduação lato sensu em Análise e Projeto de Sistemas, pela CCE. Aquela foi uma porta de entrada muito importante para mim. Eu estava no mercado mas queria aprender, absorver mais conhecimento. Conversei com alguns professores, me preparei psicologicamente e me inscrevi no mestrado. Estou muito feliz com o resultado e super animado.”

Galdino também destacou a importância do contato com professores do Departamento da decisão. Avaliado pela Capes com o conceito 7, o programa de pós-graduação do DI conta com um quadro de professores internacionalmente reconhecidos por suas pesquisas.

“Trabalhando no Tecgraf, tive a oportunidade de conversar com alguns professores e ir amadurecendo a ideia. O corpo docente definitivamente contou muito”, concluiu.

Para o também recém-admitido Ney Barchilon, a qualidade do programa e dos professores foi um fator definitivo na decisão por aplicar para o mestrado: “Além do reconhecimento do DI pela excelência, o que eu mais gostei no programa de mestrado foi a combinação entre teoria e prática. Também levei em consideração os bons trabalhos de pesquisa conduzidos no departamento.”

Ney já havia alcançado destaque no DI. O estatístico venceu na categoria de melhor artigo na trilha principal do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI), sob orientação da professora Tatiana Escovedo.

Agora mestrandos, ambos se dizem motivados para começar os estudos: “Já pensei também no doutorado do DI, mas ainda é algo distante. Agora eu quero aprender o quanto de conhecimento que eu puder adquirir. Vou me esforçar para isso. Eu vejo o mestrado como uma ótima oportunidade para continuar crescendo”, afirmou Rodrigo.

“Quero me aperfeiçoar na área de ciência de dados e desenvolver algo a partir daí. Mas esses são meus planos iniciais. Estou ansioso para explorar as outras áreas que o DI oferece e, quem sabe, buscar algo diferente”, finalizou Ney.

O programa de pós-graduação contempla dez áreas de concentração: Bancos de Dados; Ciência de Dados; Computação Gráfica; Engenharia de Software; Hipertexto e Multimídia; Interação Humano-Computador; Linguagens de Programação; Otimização e Raciocínio Automático; Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos e Teoria da Computação.

A lista dos aprovados pode ser conferida neste link. Parabéns aos novos alunos!

Categorias: Notícias