Fechar

Alunos da Especialização em Ciência de Dados têm artigos no SBBD e no SBSI

No Departamento de Informática (DI) da PUC-Rio, incentivamos que a pesquisa e o relato dos resultados em artigos científicos sejam atividades presentes na formação dos nossos alunos. Mesmo não sendo comum esse tipo de produção nos cursos lato sensu, o resultado desse diferencial foram notícias muito positivas neste ano de 2022: quatro artigos aprovados da Especialização em Ciência de Dados foram aceitos para publicação: três deles no Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD) e um deles no Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI). 

Para o SBBD, os trabalhos selecionados foram “Padronização da Descrição de Produtos Comerciais utilizando NER”, de Laércio Lucchesi, “Machine Learning Aplicado à Predição da Obrigação do Investimento em P,D&I”, de Flávia Bravo e Luciana Souza e “Mineração de Processos Aplicada à Auditoria Interna na Marinha do Brasil”, de Alexandre Junior e Nelson Junior. Já para o SBSI, o trabalho selecionado foi “Predicting IMDb Rating of TV Series with Deep Learning: The Case of Arrow”, de Anna Luiza Gomes e Getúlio Vianna .Os alunos foram orientados pelos professores Tatiana Escovedo, Marcos Kalinowski e Helio Lopes.

Parabenizamos todos os alunos pelo esforço e dedicação para construírem os seus artigos e aos professores pelo auxílio e orientação no processo!

 

Conheça mais sobre a pós em Ciência de dados 

A pós-graduação lato sensu em Ciência de Dados tem o objetivo de, mais do que apresentar as novas tendências de Data Science no mercado, formar profissionais capacitados para analisar dados e tomarem decisões, aplicar as novas técnicas nos sistemas das organizações, integrar conceitos de Gestão de Dados e criar vantagem competitiva no mercado, saber utilizar as técnicas de Data Mining e Machine Learning para otimização do desempenho de empresas e conseguir usufruir das suas habilidades para gerir soluções de problemas complexos. 

A ementa é abrangente, o que é essencial para a formação. Entre os tópicos abordados estão Machine Learning, Inteligência Artificial, Banco de Dados, Big Data, Cloud Computing, LGPD e Gestão de Dados. Além disso, contamos com um corpo docente formado por pesquisadores de renome internacional e referências no mercado que conseguem aplicar e explicar as últimas tendências do mercado na sala de aula, por meio da união da teoria e a prática. 

O Departamento de Informática da PUC-Rio, é reconhecido por formar profissionais top de mercado há mais de 50 anos, sempre evoluindo com destaque nos cenários de ensino e pesquisa no Brasil, sendo referência nacional e internacional no meio acadêmico e empresarial.