Artigo de Alessandro Garcia é premiado em congresso de software

Trio de pesquisadores recebeu segunda colocação com trabalho sobre boas práticas em linhas de produtos

O professor Alessandro Garcia (esq.), o aluno Anderson Uchôa e o pós-doutorando Wesley Assunção. Foto: Arquivo pessoal

O professor do Departamento de Informática (DI) Alessandro Garcia trouxe para a computação da PUC-Rio mais um destaque em produção científica. O pesquisador, junto ao pós-doutorando Wesley Assunção e o aluno Anderson Uchôa, receberam a segunda colocação entre os melhores artigos do Simpósio Brasileiro de Componentes, Arquiteturas e Reutilização de Software (SBCARS).

O artigo “Do critical components smell bad? An empirical study with component-based software product lines” explorou os cuidados que programadores de linhas de produto devem ter no desenvolvimento e na qualidade de componentes críticos. De acordo com os pesquisadores, uma linha de produto de software é difícil de manter, uma vez que softwares são capazes de gerar muitos programas. O estudo realizado pelo trio investigou até que ponto os componentes críticos de três softwares gerados apresentam problemas de manutenção.

De acordo com Garcia, o prêmio é um reconhecimento do trabalho dos pesquisadores em uma fronteira ainda pouco estudada da informática. “A premiação veio coroar um trabalho que é um dos primeiros a investigar problemas recorrentes de manutenibilidade em componentes críticos de linhas de produtos de software. Muitos sistemas de software importantes no mundo, tais como editores de texto, aplicativos móveis e sistemas operacionais, são construídos na forma de linhas de produtos de software. Desenvolvedores destes sistemas podem se beneficiar diretamente das orientações derivadas do estudo que realizamos”, declarou.

Categorias: Notícias, Prêmios e Honrarias