Na matéria “Fábrica de Invenções”, a Veja Rio fez menção ao projeto Beauty Technology, da aluna de doutorado Katia Vega, orientada pelo Prof. Hugo Fuks:
Perto da oficina dos robôs, é possível encontrar outra invenção feita para ajudar pessoas com limitações de movimento. A doutoranda em informática Katia Vega criou, a pedido de um colega tetraplégico, cílios postiços ue acionam equipamentos elétricos ou eletrônicos apenas com um piscar de olhos. Banhado em prata e níquel, o artefato é ligado, por meio de uma maquiagem condutora de eletricidade, a um emissor de raios infravermelho, que funciona como controle remoto para acender a luz ou ligar a TV. Parece complicado? Na verdade, é tão simples que parece mágica. “Hoje já é comum o uso de computador na roupa ou como acessório, como os óculos do Google”, explica Katia. “Mas nós estamos um passo à frente: instalamos o computador no próprio corpo humano.” Outro projeto da pesquisadora pôs sensores de movimento em unhas postiças que permitem as mesmas façanhas dos cílios, mas com o tamborilar dos dedos. De tão promissor, o invento já começou a ser negociado com empresas privadas.
Veja a matéria completa em: http://vejario.abril.com.br/edicao-da-semana/laboratorio-engenharia-puc-invencoes-projetos-futuristas-763227.shtml