Fechar

Burroughs Datatron B-205 – O primeiro computador do Brasil

Você sabia que a PUC-Rio recebeu o primeiro computador instalado no Brasil? Conheça um pouco mais sobre a nossa história: 

O Burroughs Datatron B-205 chegou ao Brasil por um consórcio formado pelo CNPq, IPqM (Marinha) e Itamaraty, que o trouxeram para a PUC, escolhida pela sua excelência. O computador foi abrigado no Centro de Processamento de Dados (CPD) – onde hoje está localizada a Empresa Júnior. A cerimônia de inauguração do espaço contou com nomes como o presidente Juscelino Kubitschek.

Foi preciso utilizar uma sala inteira para abrigá-lo, pois pesava um pouco mais de uma tonelada e continha 1.600 válvulas duplos triodos, um enorme conjunto de diodos estado sólido, resistências e capacitores que juntos consumiam 30 kVA de energia. Para manter o funcionamento correto, foi necessário colocar um sistema de ar condicionado no CPD, o único daquela época. 

Outros destaques do maquinário eram a quantidade de memória que, para a época, era surpreendente, 4 mil palavras de 10 dígitos decimais, e a velocidade das operações, uma adição, por exemplo, consumia 0,1 milissegundos. A impressão podia ser feita de duas formas: uma máquina de escrever de martelinhos ou uma impressora tabuladora IBM que imprimia 60 linhas de 80 caracteres numéricos por minuto. 

O computador custava cerca de um milhão de dólares. Hoje, estima-se que isso equivaleria a aproximadamente US$ 10 milhões, o que demonstra a importância do equipamento para a época. Para utilizá-lo era preciso marcar hora, às vezes com dias de antecedência, pois o computador só era capaz de executar um job de usuário por vez. 

Foi a partir do Rio Data Centro (RDC), criado para hospedar e operar, até os anos 80, o Burroughs B-205 e demais computadores mainframes que se seguiram a este, surgiu em 1965 o Departamento de Informática, com o principal objetivo de capacitar pessoas na programação de tais máquinas e inicial a área de “Ciência da Computação”. E a partir desse início incerto e aventureiro surgiram então os primeiros cursos de pós-graduação em computação. Como curiosidade adicional, a criação do Departamento também teve um efeito colateral interessante: cunhou o termo Informática, que até então existia na língua brasileira.