Cinco motivos para se interessar pela computação do DI

Pesquisas desenvolvidas no Departamento de Informática trazem avanços em diversas áreas

Foto: Unsplash

Do banco da universidade até o mercado de trabalho, passando por aquela olhada rápida na timeline das redes sociais, a informática hoje é inseparável da vida cotidiana. Mas você sabia que a área acadêmica é responsável por sustentar grande parte das inovações que facilitam a nossa rotina? Hoje, trazemos cinco motivos para se interessar pela computação, e como o DI está na vanguarda desse campo.

• A informática torna jogos virtuais possíveis.

World of Warcraft, Roblox, Angry Birds são alguns dos jogos mais populares dos últimos anos, e foi dentro do DI que saiu a linguagem de programação responsável por tornar esses games possíveis. O LabLua, um dos dez laboratórios do Departamento, é encarregado do estudo e manutenção da linguagem de script Lua. Rápida, eficiente e leve, Lua é fruto do trabalho de três pesquisadores do Tecgraf. No Por Dentro do DI dessa semana, o arquiteto-chefe da Lua, Roberto Ierusalimschy fala um pouco sobre a linguagem, a sua inusitada entrada no mundo dos jogos e o futuro de uma nova geração de programadores.

• Está presente nos Jogos Olímpicos.

Foto: Pixabay

Mais de trinta e seis esportes têm sido transmitidos ao vivo, do outro lado do mundo, para as telas de milhões nesse último mês Olímpico. Mas além das avançadas tecnologias de transmissão, o uso de computer vision aliada a Inteligência Artificial tem sido crucial para garantir uma experiência ainda mais imersiva aos telespectadores.

Essas tecnologias são capazes de analisar a performance dos atletas do atletismo, decatlo e heptatlo, exibindo a suas velocidades máximas quase que instantaneamente. O professor do DI e Gerente de Projetos do Tecgraf, Alberto Raposo, comenta o papel do Departamento nesses estudos na matéria sobre as tecnologias na Olimpíada de Tóquio.

• É importante para os avanços na medicina

O uso da computação no processo diagnóstico foi um dos grandes saltos da medicina na última década. Proporcionando leituras mais precisas, a informática tem ganhado espaço na área de pesquisa sobre o câncer. Novos estudos em bioinformática agora tornam possível a identificação e comparação entre genes. Sérgio Lifschitz comenta a relevância do laboratório BioBD nessa pesquisa, e da importância da colaboração com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) e a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz).

Foto: Pixabay

• Ajuda no monitoramento das redes sociais

Com as fake news ganhando destaque nas discussões políticas, a computação se revela uma área importante para estudar um dos protagonistas na disseminação de informações falsas: os bots. Desde a coleta até o tratamento de dados numéricos das redes, a informática é capaz de mapear um cenário preciso sobre a atuação desses robôs. Pensando na relevância desse assunto, a produção científica do DI, em parceria com uma série de instituições, desenvolveu um artigo sobre o assunto, recentemente premiado no X Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining (BRASNAM 2021).

• É o futuro da experiência virtual

Machine learning, internet das coisas, inteligência artificial. Não há como fugir de um futuro cada vez mais automatizado Algoritmos focados em realizar tarefas e até mesmo mimetizar as sinapses humanas são algumas das áreas estudadas no DI.

As aplicações dessas tecnologias são extensas e rendem inúmeras possibilidades para o futuro da informática. O professor Jônatas Wehrmann discute inteligência artificial, codificação de textos e a versatilidade de um sistema aplicável aos mais diferentes idiomas nesta entrevista.

E tem muito mais inovação sendo desenvolvida nos laboratórios do DI. Em breve, traremos uma nova seleção com outras tecnologias e possibilidades dentro do Departamento. Fique ligado!

Categorias: Notícias, Sem categoria