Conexão Rio – Campinas: “Construindo aplicações de aprendizado de máquina embarcado para indústria 5.0”

“Construindo aplicações de aprendizado de máquina embarcado para indústria 5.0”. Esse é o tema da palestra do professor Claudio Miceli de Farias,da PESC/UFRJ. O evento será online e acontecerá na sexta-feira, dia 7 de julho, às 16h30, e será moderado pelo professor Markus Endler.

Resumo da palestra: A Internet das Coisas (IoT) é um novo paradigma baseado nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Recentemente, o uso de IoT vem ganhando atração em áreas como logística, manufatura, varejo e farmacêutica, transformando os típicos espaços industriais em Espaços Inteligentes. Isso leva a um novo paradigma chamado Indústria 5.0.

Como os dados de IoT geralmente são dinâmicos e heterogêneos, torna-se importante investigar técnicas para entender e resolver problemas sobre a construção de sistemas de Aprendizado de Máquina Embarcados (Embeeded Machine Learning – EML) para dispositivos da Indústria 5.0. O emprego de EML é útil para revelar tendências nos dados coletados, descobrir novos padrões em variáveis monitoradas, fazer previsões melhorando assim o processo de tomada de decisão, reduzindo os tempos de resposta das decisões e permitindo uma visão mais inteligente e imediata da situação. Esta palestra tem como objetivo mostrar os desafios da construção de sistemas Aprendizado de Máquina Embarcado para o cenário da Indústria 5.0, bem como estudos de caso.

Conheça o Professor: Claudio Miceli de Farias fez graduação em Ciência da Computação (2008), mestrado (2010) e Doutorado (2014) em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi escolhido pelo MCTI para representar o Brasil no BRICS Young Scientists Forum na área de Cyber-Physical Systems (2021). O professor também foi agraciado com a bolsa de Jovem cientista do nosso estado pela FAPERJ. Atualmente, o referido professor atua no Programa de Pós-Graduação em  Engenharia de Sistemas e Computação (PESC-COPPE-UFRJ) e no Instituto Tércio Pacitti de Pesquisas e Aplicações Computacionais da UFRJ. Em 2022, o referido professor ganhou o prêmio do IEEE Hype-Intelligence Workgroup Middle Career Researcher Award pelas contribuições para a área. Os principais temas de interesse do professor são cidades inteligentes, Internet das Coisas, Fusão de dados e Segurança.

O evento acontece através da Conexão Rio-Campinas, uma parceria entre o Departamento de Informática da PUC-Rio e o Instituto de Computação da Unicamp, que promove importantes debates e palestras sobre os últimos avanços na Inteligência Artificial, na Ciência da Computação, em aprendizado de máquina, Ciência de Dados entre outros temas relevantes para profissionais, pesquisadores e a sociedade como um todo.

Inscreva-se pelo link: https://docs.google.com/forms/d/1B3RTZdqrboRfUAJ034X0OGL1OZt1TJJDlIMMLkkNqJA/edit