Conheça o novo currículo da Ciência da Computação da PUC-Rio

Para acompanhar a rápida evolução da TI e melhor atender às novas demandas do mercado de trabalho, recentemente o Departamento de Informática da PUC-Rio fez uma ampla e radical reforma curricular de seu curso de Ciência da Computação, que entrará em vigor no primeiro semestre de 2023. A Nova Ciência da Computação da PUC-Rio também está bem alinhada às novas diretrizes curriculares Engenharias da PUC, a Nova Eng.

A nova grade da Ciência da Computação, assim como todos os demais cursos do CTC, terão disciplinas de projetos práticos em todos os semestres, desde o início. Estas permitirão que os alunos apliquem os conhecimentos teóricos aprendidos em outras disciplinas do curso a problemas reais, trazidos por profissionais do mercado de várias empresas de TI parceiras. Além disso, serão ensinadas não só competência técnicas como também competências sociais (soft skills).

Ao contrário de outras graduações em Computação oferecidas por outras universidades, o curso de Ciência da Computação prima pela sua qualidade e profundidade. Trata-se de um curso generalista, em que o aluno primeiro aprende todos os principais conceitos, fundamentos, metodologias e princípios tecnológicos da Ciência da Computação e nos últimos semestres pode optar por inúmeras disciplinas optativas e linhas de especialização, como Ciência de Dados, IA, Games, Banco de Dados, Computação Gráfica etc. Além disso, o aluno que esteja interessado em posteriormente fazer um mestrado pode já cursar disciplinas da pós-graduação antecipadamente, e assim diminuir a duração do seu mestrado.

O Departamento de Informática também oferece inúmeras oportunidades de estágio e Iniciação Científica no próprio campus, como em laboratórios de pesquisa (os NITs), o Instituto Tecgraf e no recente laboratório Americanas Futuro Lab Rio, onde todos os 40+ estagiários aprendem métodos ágeis de desenvolvimento de produtos e aplicam esses métodos para desenvolver protótipos de soluções para a Americanas.

Finalmente, os alunos das redes pública e privada que tiverem mostrado melhor desempenho no vestibular são candidatos a receber uma bolsa de estudos, de 50% ou mais, financiada por fundações e empresas. Para ingressar em 2023 já temos confirmadas aproximadamente 10 bolsas. E no meio do curso, a partir do terceiro ano,  alunos com bom desempenho acadêmico poderão também fazer um intercâmbio de três meses até 1 ano em universidades renomadas dos EUA e da Europa, como a UIUC, a Columbia University e a Univ. de Paris, parcialmente financiado.

Nossos alunos egressos são considerados a “nata no mercado” de trabalho de TI brasileiro e internacional, são “caçados” por quase todas as grandes e mais conhecidas empresas nacionais, e muitos de nossos egressos são contratados por empresas mundo afora.

Portanto, se a Ciência da Computação da PUC-Rio já era considerada um dos melhores cursos do Brasil, ficou melhor ainda com o nova grade. Infelizmente, só não conseguiremos aumentar a taxa de empregabilidade dos nossos alunos egressos: ela já é 100%.

Então, não perca tempo, e se inscreva logo no vestibular de 2023: https://www.puc-rio.br/vestibular/202212/