Curso de Ciência de Dados, área com ampla procura, abre turmas online

O início das aulas está previsto para o dia 9 de março, com duração de 18 meses

A especialização em Ciência de Dados do Departamento de Informática (DI) da PUC-Rio está com as inscrições abertas. O início das aulas está previsto para o dia 9 de março e o curso terá duração de 18 meses. Neste ano, a especialização será 100% on-line, possibilitando o ingresso de graduados de qualquer parte do Brasil e do mundo.

Para este formato, as aulas acontecerão de forma síncrona, ou seja, em horário marcado e em tempo real. Além disso, todo o conteúdo será também gravado e disponibilizado para os alunos que não tiverem a oportunidade de acompanhar alguma das aulas síncronas e interativas.

Ementa inclui conceitos teóricos e práticos da área

O curso trata de tópicos variados para fornecer a formação ideal para um cientista de dados, como: Machine Learning, Inteligência Artificial, Banco de Dados (Bancos de dados relacionais, NoSQL, Data Warehouses, Data Lake, etc), Big Data, Cloud Computing, LGPD e Gestão de Dados, Visualização da Informação, Dashboards, entre outros.

Com nove disciplinas e um trabalho final, o objetivo da especialização é formar profissionais que sejam capazes de analisar dados, aplicar as suas respectivas técnicas em organizações e acompanhar as tendências do mercado.

De acordo com a professora de especialização da PUC-Rio e coordenadora do curso, Tatiana Escovedo, o conhecimento em Ciência de Dados deve ir além do uso de ferramentas e tecnologias. “Buscamos assegurar que os alunos entendam o processo de ciência de dados, ou seja, que eles sejam capazes de entender todo o caminho, desde a necessidade do cliente até a entrega de soluções que agreguem valor ao negócio”, disse.

O curso é voltado para pessoas graduadas em qualquer área e que tenham familiaridade com a área de exatas. “Ciência de dados é um tema quente em computação e áreas correlatas, que tem diversas aplicações nas mais distintas áreas, como Saúde, Óleo e Gás, Engenharia de Produção, Vendas, Recursos Humanos, Direito, Letras, Economia, entre muitas outras”, complementa Tatiana.

O professor do DI e também coordenador do curso, Hélio Cortes Vieira Lopes, ressalta a importância da familiaridade e do domínio em Ciência de Dados para o mercado de trabalho. “A área veio para dar valor aos dados nos mais diferentes ramos de atuação da indústria. No século XXI, profissionais das mais diferentes áreas terão como requisito ter conhecimento nessa área”, afirmou.

A primeira versão da especialização de Ciência de Dados foi criada na década de 2000 pelo então professor associado do DI e também coordenador Rubens Nascimento Melo.

“Na ocasião, o curso já enfatizava os principais tópicos de BI (Business Intelligence) e era focado em data warehousing, data mining e gestão do conhecimento. Agora, adaptamos o curso de forma que ele tenha novos seminários e outros tópicos, refletindo a modernidade da área”, disse Melo.

Como se inscrever?

As inscrições para a especialização Ciência de Dados estão abertas e podem ser realizadas via CCE. O curso começa em 9 de março. Os encontros síncronos serão realizados às segundas, terças e quartas-feiras, de 19h às 22h, pela plataforma Zoom.

A página do CCE da PUC-Rio reúne todas as informações sobre a ementa, valores e inscrições. Para acessá-la, basta clicar aqui.