Debate DI – PUC RIO com, Anna Hester, Vice Presidente de Engenharia Microsoft

O Departamendo de Informática da PUC RIO teve o prazer de receber sua ex-aluna, Anna Hester, atualmente, Vice Presidente de Engenharia da Microsoft. Também participaram do debate o professor Markus Endler, atual diretor do departamento, professor Bruno Feijó e a aluna Suemy Inagaki, abordando as novas perspectivas do mercado de tecnologia e desenvolvimento de software.

Durante o debate, Anna Hester, destacou que as grandes demandas nas áreas de tecnologia e ciência de dados trouxeram uma enorme escassez de mão de obra para o mercado, o que tornou ainda maior o desafio para empresas e universidades, que buscam unir esforços em parcerias estratégicas para ampliar as possibilidades de expansão e inclusão nos cursos de computação.

Anna pontuou que: ‘ ‘Há um interesse maior das empresas e universidades em se tornarem mais flexíveis, atraindo pessoas que saíram do mercado de trabalho ou que não tinham optado pela carreira de tecnologia inicialmente.’’

Segundo ela, isso destaca também a importância do incentivo à entrada de mulheres nas áreas de tecnologia, entendendo como fundamental o papel das universidades no desenvolvimento acadêmico dos alunos e sua preparação para um mercado altamente competitivo.

Anna, vê com otimismo as possibilidades de resposta que a crise causada pela pandemia pode gerar, principalmente quando se trata do crescente empenho das universidades e empresas trabalhando unidas, para contribuir na formação e capacitação constante dos seus alunos.

O professor Markus Endler trouxe para o debate a importância de engajar os alunos mais avançados na tutoria e monitoria de novos alunos, visando criar uma comunidade de apoio e suporte entre os próprios alunos para que desenvolvam suas habilidades em um ambiente de motivação e crescimento constantes.

Este encontro e aproximação com a Microsoft representa mais uma etapa da recente iniciativa do DI de estabelecer parcerias estratégicas com grandes empresas de tecnologia, a fim de cooperar em pesquisa e inovação, atualizar os cursos de Engenharia e Ciência da Computação, permitindo que estas empresas possam acompanhar, complementar e apoiar financeiramente a formação de estudantes desde a sua entrada na universidade até a sua inserção no mercado de trabalho.