Defesa de Dissertação de Mestrado do aluno Arthur Monteiro

Título da dissertação: Districting and Vehicle Routing: Learning the Delivery Costs
Resumo: O problema de Districting-and-routing é um problema estratégico no qual porções geográficas devem ser agregadas em regiões de entrega, e cada região de entrega possui um custo estimado de roteamento no longo prazo. O objetivo do problema é minimizar os custos de roteamento esperados, além de garantir a divisão regional através da definição dos distritos. A simulação para obter uma boa aproximação dos custos estimados requer um grande esforço computacional, enquanto mecanismos como busca local precisam que esse cálculo seja feito de forma muito eficiente, tornando essa estratégia de cálculo inviável. A maioria das abordagens de solução existentes para esse problema se baseiam em fórmulas de aproximação contínua para medir custos, embora normalmente rápidas, essas fórmulas podem cometer erros significativos. Em contraste, propomos uma Rede Neural Grafo (GNN) treinada em um conjunto de cenários, que é então usada dentro de uma abordagem de otimização para inferir custos de roteamento. Nossos experimentos computacionais em várias cidades do Reino Unido mostram que a GNN produz previsões de custos precisas. Além disso, usar esse melhor estimador durante uma busca local impacta positivamente a qualidade das soluções, levando a uma economia de 10,35% no custo de entrega em relação a função Beardwood, que é comumente usada nesses cenários, e ganhos similares em comparação com outros métodos de aproximação.
Orientador: Prof. Dr. Thibaut Victor Gaston Vidal
Co-orientador: Prof. Dr. Quentin Cappart