Defesa de Dissertação de Mestrado do aluno Bruno Frederico Maciel Gutierrez.

Título da dissertação: Geração de descrições de produtos a partir de avaliações de usuários usando um LLM

Resumo: No contexto de e-commerce, as descrições de produtos exercem grande influência na hora de efetuar uma compra. Descrições bem feitas devem idealmente informar um potencial consumidor sobre detalhes relevantes do produto, esclarecendo potenciais dúvidas e o incentivando a comprar. Gerar boas descrições, entretanto, é uma atividade custosa, uma vez que tradicionalmente exige esforço humano. Além disso, existe uma grande quantidade de produtos sendo lançados a cada dia, de forma que a atividade de geração de descrições de forma automática tem ganhado bastante atenção. Nesse sentido, esse trabalho apresenta uma nova metodologia para gerar descrições de produto no contexto de e-commerce, unindo a riqueza de informações contidas em comentários deixados por usuários com a capacidade generativa de LLMs. Mais especificamente, propomos um método que seleciona sentenças adequadas para aparecerem em uma descrição de produto, extraídas de avaliações deixadas por usuários. Em seguida, inserimos as sentenças selecionadas para compor o prompt para uma LLM com a instrução de gerar uma descrição de forma zero-shot. A fim de determinar o prompt para ser passado para o modelo generativo, conduzimos um estudo para determinar que tipo de descrições queremos gerar. Além disso, exploramos como a quantidade de sentenças utilizada afeta a descrição gerada, experimento 3 quantidades diferentes de sentenças. Por último,propomos comparar as descrições geradas com as originais postadas pelos anunciantes, conduzindo uma avaliação com anotadores humanos.

Orientador: Prof. Dr. Helio Côrtes Vieira Lopes

Co-orientador:  Prof. Dr. Fernando Alberto Correia dos Santos Junior

Banca: Prof. Dr. Bruno Feijo | Prof. Dr. Marcos Kalinowski | Prof. Dr. Jonatas dos Santos Grosman | Profª Drª Simone Diniz Junqueira Barbosa

Assista a defesa pelo link: https://puc-rio.zoom.us/j/94066150600?pwd=a1VmVU9rK1JidUtSdmhtaE85RDl2UT09