Defesa de Dissertação de Mestrado do aluno Gabriel Brito Cantergiani

Título da dissertação: EdgeSec – A Security framework for middlewares and edge devices in the Internet of Things (IoT)

Resumo: A importância da Internet das Coisas (IoT) tem aumentado significativamente nos últimos anos, e dispositivos IoT têm sido usados em diferentes indústrias e tipos de aplicação, como casas inteligentes, sensores industriais, veículos autônomos, wearables, etc. Apesar deste cenário trazer inovações tecnológicas, novas experiências para usuários, e novas soluções de negócio, também levanta preocupações relevantes relacionadas à segurança da informação e privacidade. Neste trabalho nós apresentamos o EdgeSec Framework, um novo framework de segurança para IoT desenvolvido como uma solução de segurança para os middlewares ContextNet e Mobile Hub. O seu objetivo principal é estender e melhorar uma arquitetura e uma implementação já existente para estes middlewares, criando uma solução mais genérica, robusta e flexível, e garantindo autenticação, autorização, integridade e confidencialidade de dados. O framework foi elaborado com foco na total extensibilidade através da introdução de interfaces de protocolos, que podem ser implementadas por plugins, tornando-o compatível com uma variedade de algoritmos de segurança e dispositivos IoT. Uma implementação completa foi realizada como prova de conceito, e testes de desempenho e experimentos foram realizados para avaliar a viabilidade da solução. Os resultados mostram que o EdgeSec Framework pode melhorar significativamente a segurança do Mobile Hub e diversos tipos de aplicações IoT através de uma maior compatibilidade e flexibilidade, e garantindo todas as proteções básicas de segurança.

Orientador: Prof. Dr. Markus Endler

Banca: Anderson Oliveira da Silva | Sérgio Colcher | Alexandre Malheiros Meslin

Assista a defesa pelo link: https://zoom.us/j/7099156117?pwd=VXVxYnQvMjZmdnA1TlRmQmtrUTNrZz09

#dissertação #mestrado #pesquisa #desenvolvimento #alunos #dipucrio