Defesa de Dissertação de Mestrado do aluno Gabriel Diniz Junqueira Barbosa

Título da dissertação: Evaluating the Extended Metacommunication Template as an epistemic tool for the sociotechnical design of machine learning systems

Resumo: Esta dissertação apresenta o Template de Metacomunicação Estendido, uma ferramenta baseada em um conjunto de perguntas guia derivadas da teoria da Engenharia Semiótica, e propõe um estudo para explorar seus impactos no processo de design de sistemas de aprendizagem de máquina. Ao fazê-los responder um conjunto de perguntas, a ferramenta auxilia os designers e desenvolvedores a organizar mentalmente suas interpretações da solução de design, ao mesmo tempo que revisitam as pressuposições por trás dela. Descrevemos, então, um estudo de design especulativo para explorar os impactos do uso dessa ferramenta durante o desenvolvimento de sistemas de aprendizagem de máquina na reflexão ética dos desenvolvedores. Discutimos os resultados e possíveis implicações para o Template de Metacomunicação Estendido e outras ferramentas que busquem promover maior reflexão ética.

Orientador(a): Prof(a). Doutora Simone Diniz Junqueira Barbosa

Banca:

Prof(a). Doutora Clarisse Sieckenius de Souza

Prof. Doutor Edgar de Brito Lyra Netto

Prof. Doutor Bruno Feijo

Prof Doutor Helio Côrtes Vieira Lopes

Acompanhe pelo link: https://puc-rio.zoom.us/j/94046306508?pwd=dXdOMnNBM1JxUWZxS2tNZHFEeUZMUT09