Defesa de Dissertação de Mestrado do aluno José Matheus C. Boaro.

Título da dissertação: An Architecture for Enhancing Real-Time Multimedia Flows with Semantic Information

Orientador: Prof. Dr. Sérgio Colcher

Banca: Prof. Dr. José Alberto Rodrigues Pereira Sardinha | Prof. Dr. Debora Christina Muchaluat Saade | Julio Cesar Duarte

Resumo: Enquanto os sistemas multimédia tradicionais se centravam na codificação e armazenamento eficientes dos tipos de mídia e das suas relações temporais, a procura atual de experiências imersivas e interativas exige uma compreensão mais profunda do conteúdo semântico dessas mídias. Neste estudo, propomos a integração de processamento de nível semântico em sistemas multimédia, enriquecendo o conteúdo com informação sobre entidades do mundo real, tais como objetos, ações, agentes e interpretação de linguagem. A principal contribuição deste trabalho é a apresentação de uma arquitetura para o enriquecimento de dados multimédia em tempo real que utiliza técnicas de aprendizagem automática para incorporar representações semânticas em fluxos de dados multimídia como um serviço nativo e básico. Para fornecer uma demonstração concreta da proposta, implementamos dois casos de uso que servem como provas de conceito, mostrando a viabilidade da arquitetura e demonstrando a sua eficácia em cenários práticos.

Assista a defesa pelo link https://puc-rio.zoom.us/j/91415575082?pwd=RUhodEQvRUxwMTdDQjRLR2VxNzRkQT09