Defesa de Dissertação de Mestrado do aluno Marcelo Martins da Silva

Defesa de Dissertação de Mestrado do aluno Marcelo Martins da Silva.

Título da dissertação: VerStick: Dispositivo para auxiliar pessoas com Parkinson a realizarem atividades com a mão.

Resumo: Estima-se que no Brasil temos cerca de 220.000 casos da Doença de Parkinson. Pessoas com Parkinson passam por dificuldades durante a realização de atividades em sua rotina por conta de tremores. O avanço das Tecnologias Assistivas contribui para o processo de inclusão, com a pesquisa e desenvolvimento de dispositivos focados em acessibilidade, que pode auxiliar pessoas com Parkinson na realização de atividades cotidianas. O objetivo deste trabalho é apresentar o VerStick, uma proposta de Tecnologia Assistiva para auxiliar pessoas com Parkinson a realizar atividades com a mão segurando certos objetos. VerStick foi projetado inicialmente para apoiar as atividades de comer, escovar dentes e pentear cabelo. Avaliamos o dispositivo com usuários, que fizeram sugestões com relação à sua usabilidade, estrutura e interface.

Orientador(a): Profa. Dra. Simone Diniz Junqueira Barbosa

Banca: Alberto Barbosa Raposo | Adriano Francisco Branco | Greis Francy Mireya Silva Calpa

Assista a defesa pelo link:  https://puc-rio.zoom.us/j/93206523352?pwd=QVBiOXpJZXlGYmhDc1YyYk9PRGw5dz09