Defesa de Dissertação de Mestrado do aluno Matheus Moraes Ferreira

Defesa de Dissertação de Mestrado do aluno Matheus Moraes Ferreira.

Título da dissertação: Assistente virtual inteligente utilizando Transformers Generativos Pré-treinados

Resumo: Com a crescente popularização da inteligência artificial, principalmente no campo do processamento de linguagem natural, temos testemunhado um notável avanço nos Large Language Models (modelos de linguagem avançados), notadamente o GPT (Generative Pre-trained Transformer). Consequentemente, assistentes virtuais têm conquistado uma presença significativa em diversas áreas da vida contemporânea. Neste artigo, apresentaremos uma metodologia para desenvolver uma assistente virtual inteligente, baseada em um modelo generativo, capaz de compreender a língua portuguesa do Brasil, bem como o domínio específico da indústria do petróleo e gás. Essa assistente terá a capacidade de interpretar comandos textuais fornecidos pelos usuários e executar ações correspondentes em um sistema corporativo. Essa metodologia é o resultado de uma pesquisa bem detalhada, que abrangeu uma cuidadosa análise de diferentes modelos generativos disponíveis, buscando identificar aquele que melhor se adequasse aos requisitos da assistente virtual inteligente em português; a criação de um dataset representativo o suficiente para treinar a assistente com os conceitos necessários, e específicos do sistema e da indústria do petróleo, e um contínuo processo de refinamento que permitiu identificar eventuais falhas e aperfeiçoar a compreensão da assistente para garantir respostas precisas e direcionadas. Essa assistente terá a capacidade de interpretar comandos textuais fornecidos pelos usuários e executar ações correspondentes em um sistema corporativo. Também serão abordados neste trabalho os desafios e limitações inerentes aos modelos geradores, bem como estratégias para superá-los a fim de obter gerações mais precisas e seguras.

Orientador: Prof. Dr. Alberto Barbosa Raposo

Banca: Paulo Roberto da Motta Pires | Helio Côrtes Vieira Lopes | Melissa Lemos Cavaliére

Assista a defesa pelo link https://puc-rio.zoom.us/j/97444111563?pwd=czJnL2VXWWxQUVZDYVhKQzBGS0Jtdz09