Defesa de Dissertação de Mestrado do aluno Pedro Ferreira Alves Pinto

Título da dissertação: Super Resolução de Imagens Sísmicas
Resumo: A super resolução (SR) é um tema de suma importância em domínios de conhecimentos variados, como por exemplo a área médica, de monitoramento e de segurança. O uso de redes neurais profundas para a resolução desta tarefa é algo extremamente recente no universo da sísmica, tendo poucas referências, as quais começaram a ser divulgadas há menos de 2 anos. Todavia, a literatura apresenta uma vasta gama de métodos, que utilizam redes neurais para a super resolução de imagens naturais. Tendo isto em vista, o objetivo deste trabalho é explorar tais abordagens aplicadas em dados sísmicos sintéticos de reservatórios. Para isto, foram empregados modelos de importância cronológica na literatura e foram comparados com um método clássico de interpolação e com os modelos da literatura de super resolução de imagens sísmicas. São estes modelos: o SRCNN, o RDN, a abordagem do Deep Image Prior e o SAN. Por fim, os resultados apresentam que o PSNR obtido por arquiteturas de projetos no domínio da sísmica equivale a 38.23 e o melhor resultado das arquiteturas propostas 38.62, mostrando o avanço que tais modelos trazem ao campo da sísmica.
Orientador: Prof. Dr. Sérgio Colcher
Banca: