Defesa de Dissertação de Mestrado do aluno Rodrigo Leite da Silva

Título da dissertação: Jogos para o aprendizado de programação: Como as modalidades mono e multijogadores afetam a motivação dos alunos?

Resumo: Nesta pesquisa investigaremos, de forma qualitativa e exploratória, as formas como um jogo educativo de programação motiva alunes quando jogado nas modalidades monojogadore e multijogadore. Faremos isso através de um Estudo de Caso, onde exporemos dois grupos de alunes voluntáries que estão em cursos de graduação em informática a uma implementação inédita de um jogo digital educativo de programação. Cada grupo terá acesso a uma das modalidades (mono ou multijogadore). Após essa interação, conduziremos entrevistas semiestruturadas com les alunes e, sobre essas, uma análise de conteúdo. Com essa pesquisa esperamos contribuir para ampliar o entendimento desse tema pouco explorado.

Orientador: Prof. Dr. Edward Hermann Haeusler

Co-orientador: Jefferson de Barros Santos

Banca: Profª. Drª. Simone Diniz Junqueira Barbosa | Prof. Dr. Augusto Cesar Espindola Baffa | Prof. Dr. Sergio Lifschitz

Assista a defesa no prédio do RDC 415 da PUC-Rio