Defesa de Dissertação de Mestrado do aluno Santiago Stiven Vallejo Silva

Defesa de Dissertação de Mestrado do aluno Santiago Stiven Vallejo Silva.

Título da dissertação: Uma abordagem centrada em dados para aprimoramento da segmentação de aprendizado profundo do músculo peitoral em imagens de mamografia

Resumo: A segmentação semântica das estruturas anatômicas em imagens de mamografia desempenha um papel significativo no suporte da análise médica. Esta tarefa pode ser abordada com o uso de um modelo de aprendizado de máquina, que deve ser capaz de identificar e delinear corretamente as estruturas. No entanto, identificar o músculo peitoral é frequentemente um desafio, especialmente na visão craniocaudal (CC), devido ao seu tamanho variável, possíveis ausências e sobreposição de tecido fibroglandular. Para enfrentar esse desafio, este trabalho propõe uma abordagem centrada em dados para melhorar o desempenho do modelo de segmentação na papila mamária e no músculo peitoral. Especificamente, aprimorando os dados de treinamento e as anotações em duas etapas.A primeira etapa é baseada em modificações nas anotações. Foram desenvolvidos algoritmos para buscar automaticamente anotações fora do comum dependendo da sua forma. Com estas anotações encontradas foi feita uma revisão e correção manual. A segunda etapa envolve um Downsampling do conjunto de dados, reduzindo as amostras do set de treinamento. Foram analisados os casos de falsos positivos e falsos negativos, identificando as imagens que fornecem informações confusas para posteriormente removê-las do conjunto. Em seguida, foram treinados modelos usando os dados de cada etapa e foram obtidas as métricas de classificação para o músculo peitoral em vista CC e também o IoU para cada estrutura nas vistas CC e MLO.Os resultados do treinamento mostram uma melhora progressiva na identificação e segmentação do músculo peitoral em vista CC e uma melhora na papila em vista MLO, mantendo as métricas de segmentação para as demais estruturas.

Orientador: Prof. Dr. Alberto Barbosa Raposo

Banca: Carlos Roberto Hall Barbosa | Paulo Ivson Netto Santos | Cesar Augusto Sierra Franco

Assista a defesa pelo link: https://puc-rio.zoom.us/j/91819841502?pwd=TG1PeUhQMnlVVVBocEUrK29PaHZ2QT09