Defesa de Dissertação de Mestrado do aluno Taylor Oliveira Fidelis

Defesa de Dissertação de Mestrado do aluno Taylor Oliveira Fidelis.

Título da dissertação: Uma abordagem de ciências de dados e atuária para fundamentação de estratégias de diluição de riscos envolvendo ventos extremos no sul do Brasil

Resumo: Com o aumento da frequência de tempestades de ventos no Sul do Brasil, em especial após o evento conhecido como ”ciclone bomba” em junho de 2020, o setor segurador e ressegurador teme grandes perdas econômicas. A correlação espacial entre os danos pode inviabilizar a diversificação dos riscos por meio do teorema do limite central, colocando em risco as estratégias de precificação e diluição de riscos utilizadas atualmente. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo classificar as áreas de risco no Sul do Brasil e compreender a correlação espacial do risco de tempestades de ventos, a fim de fornecer informações relevantes para a formulação de futuras estratégias de diluição de risco. Os principais resultados incluem a classificação das áreas de maior e menor risco e a coleta de informações para o desenvolvimento de estratégias de precificação e diluição de risco para perdas econômicas causadas por tempestades de vento na região sul do Brasil.

Orientador: Prof. Dr. Hélio Côrtes Vieira Lopes

Banca:

Prof. Dr. Bruno Fânzeres dos Santos

Prof. Dr. Cassio Freitas Pereira de Almeida

Prof. Dr. Marcos Kalinowski

Assista a defesa pelo link https://puc-rio.zoom.us/j/98653501159?pwd=V2lIaXEwb2REMzZYbjJaSmpVQVhoZz09