Defesa de Dissertação de Mestrado do aluno Vitor Hespanhol Côrtes

Defesa de Dissertação de Mestrado do aluno Vitor Hespanhol Côrtes.

Título da dissertação: Assimilação de dados integrada a técnicas de tradução imagem-imagem aplicada a modelos de reservatórios.

Resumo: A incorporação de dados de produção ao modelo de reservatórios é uma etapa fundamental para se estimar adequadamente a recuperação de uma jazida de petróleo e, dentre as estratégias disponíveis para realizar tal tarefa, o método ensemble smoother with multiple data assimilation (ES-MDA) tem se destacado na última década. Entretanto, este é um método que apresenta melhores resultados quando os parâmetros a serem ajustados no modelo são caracterizados por uma distribuição de probabilidades próxima à Gaussiana, apresentando um desempenho reduzido ao lidar com o ajuste de parâmetros discretos, como por exemplo as fácies geológicas. Uma proposta para lidar com esse problema é recorrer a redes de aprendizado profundo, em particular as redes para tradução imagem-imagem (I2I), valendo-se da analogia existente entre a representação de uma imagem RGB e a estrutura em malha das propriedades de um modelo de reservatórios. Assim, é possível adaptar a arquitetura de redes I2I disponíveis e treiná-las para, a partir de uma matriz de parâmetros contínuos que serão ajustados pelo método ES-MDA (como porosidade e permeabilidade), gerar a representação matricial do parâmetro discreto correspondente (fácies), de forma similar a tarefas como segmentação semântica ou transferência de estilo, no contexto de imagens. Portanto, o parâmetro discreto se tornaria transparente ao método ES-MDA, sendo a sua reconstrução realizada pela rede I2I.

Orientador:

Prof. Dr. Hélio Côrtes Vieira Lopes

Banca:

Prof. Dr. Abelardo Borges Barreto Junior

Prof. Dr. Alexandre Anozé Emerick

Prof. Dr. Sinesio Pesco

Assista a defesa pelo link: