Defesa de doutorado da aluna Ariane Moraes Bueno Rodrigue

Defesa de doutorado da aluna Ariane Moraes Bueno Rodrigues

Título da tese: Uncovering factors that influence how data visualizations are interpreted by non-experts

Resumo: As visualizações de dados são cada vez mais comuns na mídia tradicional e nas redes sociais. No entanto, a alfabetização visual da população não acompanhou essa crescente popularidade. É necessário para quem cria os gráficos montar uma comunicação visual que contenha as informações necessárias de forma atrativa e de fácil compreensão. Em contrapartida, é necessário para quem os consome captar as informações representadas pelos gráficos e extrair as análises do que vê. A importância da alfabetização visual é a capacidade de “ler” um gráfico, ou seja, olhar para um gráfico e identificar informações relevantes, tendências e discrepâncias em um determinado cenário. Neste trabalho, realizamos quatro estudos para explorar os fatores que influenciam o sucesso da análise de dados visuais. Identificamos questões que vão desde a distribuição de dados até a formulação de boas perguntas para enriquecer a exploração.

Orientador:

Prof(a). Doutor(a) Simone Diniz Junqueira Barbosa