Fechar

Defesa de Tese de Doutorado da aluna Verônica dos Santos

Defesa de Tese de Doutorado da aluna Verônica dos Santos.

Título da  tese: Context Augmented Knowledge Graphs for Decision-making scenarios

Resumo: Em cenários de tomada de decisão, quando um agente, humano ou máquina, necessita de mais conhecimento para decidir devido a uma lacuna de conhecimento, surge uma necessidade de informação. As consultas do usuário podem ser incompletas, imprecisas e ambíguas. Isso ocorre porque parte da informação necessária está implícita ou porque o usuário não compreende totalmente o domínio ou a tarefa que motiva a busca. Esta condição está prevista nas abordagens de busca exploratória.

Embora os Grafos de Conhecimento (KG) sejam reconhecidos como fontes de informação com grande potencial para integração de dados e busca exploratória, eles são incompletos por natureza. Além disso, KGs Crowdsourced, ou KGs construídos pela integração de diversas fontes de informação de qualidade variável, precisam de uma Camada de Confiança para serem eficazes no suporte a processos de tomada de decisão. A avaliação da veracidade do conhecimento depende dos contextos das alegações e das tarefas a serem realizadas ou pretendidas (propósito).

Esta pesquisa tem como objetivo preparar e consultar KGs para apoiar a exploração ciente de contexto em cenários de tomada de decisão. As contribuições incluem uma arquitetura para sistemas de apoio à decisão, composta por uma Camada de Decisão, uma Camada de Confiança e uma Camada de Conhecimento que opera sob a hipótese de Mundo Aberto Dual.

A Camada de Conhecimento é composta por um Grafo de Conhecimento enriquecido de Contexto (CoaKG) e uma Máquina de Consulta baseada em CoaKG. CoaKG estende um KG padrão com mapeamentos de contexto para identificar o contexto explicitamente representado e regras para inferir o contexto implícito. A máquina de Consulta baseada em CoaKG foi projetada como uma abordagem de resposta a consultas que recupera todas as respostas contextualizadas (possíveis). A Wikidata é objeto de uma Prova de Conceito para avaliar a eficácia da Camada de Conhecimento.

Orientador: Prof. Dr. Sérgio Lifschitz

Banca: Prof. Dr. Daniel Schwabe | Prof. Dr. | Edward Hermann Haeusler | Prof. Dr. Altigran Soares da Silva | Prof. Dr. Fernanda Araujo Baião | Prof. Dr. Daniel Cardoso Moraes de Oliveira | Prof. Dr. Sérgio Colcher | Prof. Dr. Vanessa Braganholo Murta