Defesa de Tese de Doutorado do aluno Djalma Lucio Soares da Silva

Defesa de Tese de Doutorado do aluno Djalma Lucio Soares da Silva.

Título da tese: Plataforma pervasiva para criação e execução de aplicações voltadas à educação inclusiva e apoiadas por inteligência artificial e realidade estendida

Resumo: A prevalência global de transtornos de aprendizagem, como dislexia, discalculia, autismo e desordens de atenção, atinge cerca de 10% da população, conforme Butterworth (2018). No Brasil, a falta de um censo específico dificulta a estimativa precisa, mas estima-se que um número significativo de crianças enfrenta desafios de aprendizagem. Este contexto destaca a necessidade de soluções inclusivas, especialmente para auxiliar os professores das crianças dos primeiros anos do Ensino Fundamental I. Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver, validar e avaliar uma plataforma pervasiva baseada em tecnologias web. A plataforma tem como propósito proporcionar uma infraestrutura para a criação e execução de atividades ludificadas, incorporando algoritmos de aprendizado de máquina e realidade estendida. O foco é direcionado a crianças dos primeiros anos do Ensino Fundamental diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Além disso, busca-se alternativas de custo acessível para manter a plataforma alinhada ao contexto socioeconômico brasileiro. A pesquisa adotou a metodologia Design Science Research (DSR), que se baseia em ciclos interligados e iterativos, onde há a definição do problema, concepção, construção, avaliação e disseminação. Esse método orientou o desenvolvimento da plataforma, garantindo uma abordagem prática e aplicada ao contexto educacional inclusivo. Os resultados da pesquisa culminaram na criação de uma plataforma web abrangente e acessível, integrando algoritmos de aprendizado de máquina e realidade estendida. A plataforma permite aos professores a personalização de atividades ludificadas que atendam às necessidades específicas de crianças com TEA e TDAH. A plataforma desenvolvida demonstra promissoras contribuições para a educação inclusiva, oferecendo recursos inovadores e acessíveis. Ao proporcionar uma ferramenta adaptável às demandas socioeconômicas brasileiras, a pesquisa busca promover a igualdade de oportunidades educacionais para crianças com diferentes necessidades de aprendizagem.

Orientador: Prof. Dr. Alberto Barbosa Raposo

Co-orientador: Profª. Dra. Alexandra Camargo Alves

Banca: Prof. Dr. Helio Côrtes Vieira Lopes |  Prof. Dr. Bruno Feijo | Prof. Dr. Luiz Carlos Pacheco Rodrigues Velho | Prof. Dr. Luiz José Schirmer Silva | Prof. Dr. Victor de Almeida Thomaz | Prof. Dr. Francisco Itamarati Secolo Ganacim

Assista a defesa pelo link: https://puc-rio.zoom.us/j/98897496418?pwd=VGc1ZENvU1NFT3BNbG9QT09HTFZOQT09