Defesa de Tese de Doutorado do aluno Georges Miranda Spyrides

Defesa de Tese de Doutorado do aluno Georges Miranda Spyrides.

Título da tese: Binary Matrix Factorization Post-processing and Applications

Resumo: Novos métodos de fatoração de matrizes introduzem restrições às matrizes decompostas, permitindo tipos únicos de análise. Uma modificação significativa é a fatoração de matrizes binárias para matrizes binárias. Esta técnica pode revelar subconjuntos comuns e mistura de subconjuntos, tornando-a útil em uma variedade de aplicações, como análise de cesta de mercado, modelagem de tópicos e sistemas de recomendação. Apesar das vantagens, as abordagens atuais enfrentam um tradeoff entre precisão, escalabilidade e aplicabilidade. Enquanto os métodos baseados em gradiente descendente são escaláveis, eles geram altos erros de reconstrução quando limitados para matrizes binárias. Por outro lado, os métodos heurísticos não são escaláveis. Para superar isso, os autores propõem um procedimento de pós-processamento para discretizar matrizes obtidas por gradiente descendente. Esta nova abordagem recupera o erro de reconstrução após a limitação e processa com sucesso matrizes maiores dentro de um prazo razoável. Aplicamos esta técnica a muitas aplicações, incluindo um novo pipeline para descobrir e visualizar padrões em processos petroquímicos em batelada.

Orientador: Prof. Dr. Hélio Côrtes Vieira Lopes

Banca: Alex Laier Bordignon | Fernanda Araujo Baião | Bruno Fânzeres dos Santos | Eduardo Camponogara

Assista a defesa pelo link https://puc-rio.zoom.us/j/93775421656?pwd=TnNNb2kvMGZzSG9EbURRQ2FPYkpPZz09