Defesa de Tese de Doutorado do aluno Italo G. Santana

Título da dissertação: Exploring the frontier of Combinatorial Optimization and Machine Learning: Applications to Vehicle routing and Support Vector Machines

Resumo: A otimização combinatória (OC) está presente em inúmeras aplicações práticas (por exemplo, planejamento de produção, programação, logística, etc.). Ao longo dos anos, OC e aprendizado de máquina (AM) surgiram, juntas, como uma área prospectiva de pesquisa para melhorar processos de tomada de decisão. Nesse contexto, há interesse em utilizar algoritmos de AM para melhorar métodos de OC. Por outro lado, como muitas tarefas de AM podem ser reformuladas como problemas de otimização, há um amplo interesse em utilizar métodos de OC para resolver esses problemas. Nesta tese, três estudos que conectam OC e AM em torno de duas aplicações importantes são conduzidos: o problema de roteamento de veículos capacitado (PRVC) e máquinas de vetores de suporte com perda em margem rígida (SVM-HML  — do inglês support vector machines with hard-margin loss). No primeiro estudo, uma estratégia para explorar vizinhanças de busca local de alta ordem por mineração de padrões em duas meta-heurísticas estado da arte para o PRVC é proposta. Em um segundo estudo, também no contexto do PRVC, critérios de relacionamento para nós de clientes baseados em saídas de redes neurais em grafos são explorados. Com base nessas saídas, medidas de relação podem ser exploradas para orientar a busca local e estender operadores de cruzamento em um algoritmo genético estado da arte. Por fim, no terceiro estudo, uma abordagem eficiente de programação inteira mista baseada em cortes combinatórios de Benders e estratégias de amostragem são utilizadas para treinar modelos de SVM-HML de maneira mais eficiente.

Orientador: Prof. Dr. Thibaut Victor Gaston Vidal

Banca:

Prof. Dr.  Andrea Lodi

Prof. Dr. Artur Alves Pessoa

Prof. Dr. Rafael Martinelli Pinto

Prof. Dr. Marco Serpa Molinaro

Prof. Dr. Eduardo Uchoa Barboza

Prof. Dr. Helio Côrtes Vieira Lopes

Acompanhe-nos também no site: https://puc-rio.zoom.us/j/3457513766?pwd=WExyZFd3dWQ0WkZNUENWSmc3WTYvQT09