DI lança série de lives no Instagram com alunos e professores

Estreia será sobre Design UX, às 19h, nesta quarta-feira (19)

Na próxima quarta-feira (19), o Departamento de Informática (DI) da PUC-Rio lança uma nova série de lives, desta vez, em seu perfil do Instagram. No “Bate-papo do DI”, professores, alunos e ex-alunos do departamento vão conversar sobre temas de pesquisa e assuntos interessantes do universo da computação. As transmissões serão realizadas uma vez ao mês, com diferentes participantes.

A estreia será às 19h, com a live “Design UX: uma computação mais humana”. Participam da conversa o professor do DI Alberto Raposo e a aluna da graduação Karina Tronkos, orientanda de Raposo e produtora de conteúdo no perfil de Instagram nina_talks

Com a pandemia, a área do Design UX ganhou ainda mais relevância no cenário da computação, explica Raposo. “O momento atual trouxe uma dependência muito maior da tecnologia. Mesmo pessoas que estavam mais distantes dela se viram obrigadas a usar recursos de teleconferência e fazer compras on-line. Cabe ao Design UX tornar estas experiências mais acessíveis e eficientes para o usuário.”

Além da aplicação em recursos mais populares, novas tecnologias avançadas de interação humano-computador também necessitam das ferramentas do Design UX. “Hoje em dia, a interação por comando de voz como na Alexa e na Siri, por exemplo, é muito eficiente. Também é papel do Design UX integrar estas novas tecnologias da melhor maneira possível para o usuário”, pontua o professor.

Para Karina, que trabalha como Product Designer no Hurb, a tarefa dos profissionais da área consiste em “humanizar a tecnologia”. Ela compartilha que o Design UX une duas de suas maiores paixões: tecnologia e pessoas. “Nós estamos sempre buscando utilizar as tecnologias disponíveis de forma a proporcionarmos a melhor experiência possível. Buscamos projetar produtos e serviços que resolvam da melhor forma possível os problemas das pessoas através de soluções inovadoras e centradas no humano.”

Não perca a live, às 19h, no Instagram do DI. O público poderá interagir com os participantes enviando comentários e perguntas. Os próximos temas e convidados do “Bate-papo do DI” serão divulgados em breve.