Departamento de Informática oferece novo curso de extensão em IA

Inscrições para “Inteligência Artificial: Conceitos e Aplicações” estão abertas até o dia 13/10

Foto: Unsplash

Desmistificar a Inteligência Artificial (IA) e explicá-la de forma simples a todos os públicos é o objetivo do novo curso do Departamento de Informática (DI) sobre os principais conceitos, aplicações e usabilidades desta tecnologia. As aulas vão apresentar o assunto de maneira simples e objetiva para alunos de todas as áreas, até mesmo quem não tem conhecimento prévio em programação.

O norte do curso, que será virtual e lecionado pelo professor do DI Augusto Baffa, será explicar o que é a IA e como ela funciona na resolução de problemas. O aprendizado dessa tecnologia pode contribuir muito para o posicionamento dos alunos no mercado, já que as técnicas de IA podem ser utilizadas para a automatização de trabalhos.

Ao todo serão 27 horas de aulas conduzidas totalmente on-line. O curso busca trazer exemplos práticos e ferramentas visuais para explicar conceitos de IA, abordando assuntos desde sistemas conversacionais e Machine Learning até sistemas de recomendação e Deep Learning. As aulas serão interativas e contarão com atividades assíncronas para fixação do conteúdo.

O curso também tem foco na tomada de decisão, permitindo ao gestor conhecer as aplicações de IA e onde utilizá-las. Desta forma, ele poderá demandar e delegar a tarefa para uma consultoria especializada ou profissional da área.

“O curso é uma boa porta de entrada ao tema de IA e Machine Learning. A ideia central é justamente expor quais são as principais aplicações e como elas auxiliam a resolver certos problemas. Também experimentar seu uso através de uma ferramenta visual, que não demanda programação. Hoje, o tema está sendo muito discutido, mas há uma certa aura de mistério, parece algo mágico. A ideia é a de ser o ‘Mister M’ da IA, explicar de fato como a mágica funciona por detrás do palco e como ela pode ajudar no dia a dia das pessoas”, explicou Baffa.

As inscrições já estão abertas no site da CCE. Venha fazer parte!