Fechar

DI terá laboratório de Inteligência Artificial em 2022

Novidade pode colocar Brasil no mapa dos grandes desenvolvedores da tecnologia; Seleção de alunos está aberta

O Departamento de Informática da PUC-Rio está criando um laboratório de Inteligência Artificial (IA) que poderá projetar o Brasil como um dos grandes desenvolvedores dessa tecnologia. O novo centro, que está sendo implementado pelo professor Fundação Behring de Inteligência Artificial do DI, Jônatas Wehrmann, e pelos professores Eduardo Laber e Marco Molinaro, já funciona em fase piloto e ficará totalmente pronto no início de 2022. Alunos interessados na ferramenta também podem se inscrever para fazer parte do projeto. 

O laboratório vai buscar explorar o enorme potencial de descobertas revolucionárias que devem surgir em IA

O laboratório, segundo Wehrmann, vai buscar explorar o enorme potencial de descobertas revolucionárias que devem surgir ao longo dos próximos anos em IA. E, com isso, colocar o Brasil no mapa dos grandes desenvolvedores de tecnologia. “A Inteligência Artificial vai causar uma onda de revoluções, similar à causada pela revolução industrial, e vai demandar novos empregos e muita mão de obra. É importante para nosso departamento se manter atual e atuar nessa área, que é uma das mais quentes em pesquisa tecnológica que temos hoje em dia. Dessa forma, continuaremos a formar ótimos pesquisadores, profissionais e humanos éticos e responsáveis pelas suas criações”, resumiu. 

O novo laboratório, segundo Wehrmann, vai possibilitar ao DI desenvolver novos métodos avançando o estado-da-arte de várias tarefas, como o auxílio no diagnóstico de exames de imagens; a descrição automática de imagens – o closed caption automático-; o treinamento de sistemas com limitação de tempo ou hardware; o desenvolvimento de sistemas justos e seguros; e modelos criativos que conseguem gerar imagens, escrever histórias e músicas, além de modelos multi-linguais, permitindo a aplicação do que há de mais moderno no Brasil para ajudar no desenvolvimento da sociedade local.

E alunos que queiram participar das pesquisas também podem participar. O laboratório está ativamente selecionando quem tem interesse em trabalhar com IA, aprendizado de máquina ou deep learning. Interessados devem enviar e-mail para: wehrmann@puc-rio.br.  

Os estudos devem gerar também uma produção ainda maior de pesquisas de ponta do DI, segundo Werhmann, que desenvolve o projeto com o apoio do diretor do Departamento, Markus Endler. Apesar de ainda não ter sido inaugurado oficialmente, o laboratório já está com o conteúdo em pleno desenvolvimento e terá a participação de alunos. 

“Nós convidamos alguns alunos para participar e estamos periodicamente discutindo ideias, projetos, além de revisar as pesquisas que estão em andamento. A colaboração é um fator importantíssimo na realização de pesquisa de qualidade. Com mais professores e alunos, há mais compartilhamento de ideias e refinamento, além de potencializar as trocas sociais. Os alunos podem se ajudar, se envolver em diferentes projetos, e fazer pesquisa de ponta. Além de que vários dos meus melhores amigos vieram do laboratório de pesquisa no qual eu atuei, então é algo que eu gostaria de proporcionar aos alunos”, disse.

A Fundação Behring, que neste ano fez uma parceria inédita com o DI, é no momento a maior apoiadora do projeto, segundo o professor.  Ela financia a compra de equipamentos e algumas bolsas de pesquisa. Está em processo também a comunicação com mais empresas que demonstraram interesse em participar do desenvolvimento e, por conta disso, o DI deve disponibilizar ainda mais bolsas, além da possibilidade de desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais. 

A ideia, ainda segundo Wehrmann, é que o laboratório tenha projetos aplicados mas também realize pesquisas de base, algo muito raro no país. “Pesquisas de base podem levar mais tempo para dar resultados, mas as possíveis implicações têm potencial de beneficiar virtualmente todas as aplicações da tecnologia. O intuito é conseguir um desenvolvimento seguro e ético, trazendo mais garantias de segurança no uso da IA na resolução dos problemas do mundo”, concluiu.