Ex-aluna do DI fala sobre carreira internacional em live

Marina Leão contou como a graduação em Ciência da Computação a ajudou em sua trajetória no exterior

A coordenadora de graduação Noemi Rodriguez e a ex-aluna Marina Leão

“Eu pensei em cursar design, mas depois fui atrás de Ciência da Computação. Achei que poderia fazer animações sabendo programar. Quando entrei na PUC não sabia o que era sequer uma linha de código”. Interessada em animação, Marina Leão pensou que seu caminho seria nas artes. Ao perceber a importância da programação, entrou no Departamento de Informática (DI) e construiu uma carreira de sucesso no exterior.

A ex-aluna participou, nesta quinta-feira (7), da live da graduação do DI com a professora Noemi Rodriguez, coordenadora da graduação, e compartilhou um pouco das suas experiências fora do país. Durante o curso de Ciência da Computação, Marina passou um ano na New York University através do programa Ciências Sem Fronteiras, além de concluir um estágio de verão na Google, na Califórnia, por conta de uma parceria da empresa e a PUC-Rio.

“Foi muito diferente da minha realidade no Brasil. Falando da vida acadêmica, eu me senti muito bem preparada baseada nas aulas que eu tive na PUC. Consegui seguir as aulas direitinho. Não tive dificuldades”, disse.

Depois de concluir a graduação no DI, Marina partiu para um mestrado duplo na Europa, estudando um ano na Universidade Técnica de Berlim, e outro na Universidade Pierre et Marie Curie em Paris.

Buscando se especializar ainda mais, a ex-aluna decidiu aplicar para um novo mestrado, desta vez em interação humano-computador, na Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos. “Depois de me formar ainda estava meio perdida. Eu sabia que gostava de algoritmos, mas também sabia que gostava de design. Esses mestrados na Europa eram bem técnicos, mas uma das aulas obrigatórias era em UX. Aquilo foi o suficiente para me interessar”.

UX, ou user experience, é uma área da computação que une design ao raciocínio lógico. Um designer de UX trabalha principalmente com desenho de interfaces, tornando-as mais simples e agradáveis para o usuário.

Depois de se formar no seu segundo mestrado, Marina foi contratada pela Bloomberg, uma empresa de tecnologia e dados para o mercado financeiro, onde trabalha há três anos. A ex-aluna concluiu a live com um conselho para os que aspiram a uma carreira no exterior. “Para quem tem interesse em trabalhar fora, o inglês é muito importante. Não digo um inglês perfeito, aqui é cheio de estrangeiros, as pessoas falam com sotaque! Mas uma coisa essencial é o CR, o coeficiente de rendimento. Notas boas são uma moeda de troca”, concluiu.

Se você perdeu esse encontro, pode assistir à live na íntegra no canal do YouTube do DI (youtube.com/dipucrio). Para ficar ligado em futuros eventos, inscreva-se e ative as notificações!