Ex-aluna do DI fala sobre programação no mercado financeiro

Bruna Aleixo explicou como a graduação e experiências paralelas colaboraram para seu crescimento até chegar em uma das principais empresas do ramo, em Londres

Entre estágios, experiências em multinacionais e mudança para o exterior, a ex-aluna de Engenharia de Computação da PUC-Rio, Bruna Aleixo, contou partes de sua caminhada na área de informática até chegar a umas das principais empresas globais de bancos de investimento do mundo, a Goldman Sanchs Group.

De Londres, Bruna conversou com a professora Noemi Rodriguez, coordenadora da graduação, na edição desta semana das lives da graduação do Departamento de Informática. O bate-papo, que aconteceu na quinta-feira (11), está disponível na íntegra no canal do DI no YouTube (youtube.com/dipucrio).

Formada em 2019, a ex-aluna do DI destacou como a graduação em Engenharia de Computação foi importante para o início de sua carreira em programação no mercado financeiro. “A minha passagem pela PUC-Rio foi importante para eu adquirir o que é preciso para seguir no ramo da computação. Durante a graduação, fui me inteirando sobre os building blocks e tomei a dimensão de que conseguiria fazer coisas cada vez mais e mais complexas ao longo do tempo. Esse raciocínio foi o mais importante para mim”, contou ela, que frisou ainda a importância do estudo constante.

“Eu acho que como a computação é uma área que muda tanto ao longo dos anos, você ser capaz de aprender a aprender é o grande diferencial. Se o aluno permanecer estagnado em apenas saber sobre as tecnologias ensinadas na graduação, ele fica preso no tempo, pois é tudo muito dinâmico. A construção desse raciocínio e os fundamentos da computação que eu adquiri ao longo dos meus períodos na faculdade foram imprescindíveis para a minha formação, não só no mercado financeiro, mas em todas as áreas da computação que eu enfrentei”.

Fã de matemática desde criança, Bruna contou na conversa que sempre teve a certeza de que seguiria carreira na área de exatas. “Meu amor pela matemática é de longa data, sempre participei inclusive de competições, eu tinha certeza que terminaria na área de exatas. Sobre a computação, já sabia que era uma área que estava em alta demanda, já que o mundo tende a se tornar mais eletrônico e a automatizar diversos processos que até então eram feitos manualmente. É uma indústria que te dá várias opções de mercado”, pontuou.

Ainda no início de sua graduação no DI, a agora ex-aluna já levava uma vida paralela bem intensa. Segundo ela, ainda no 3º período, iniciou sua experiência no Apple Developer Academy, um programa de Inovação Tecnológica promovido pela PUC-Rio com o apoio da Apple para fomentar a experimentação de seus alunos.

A engenheira de computação ficou um ano na academia e frisou que a experiência permitiu um grande contato interdisciplinar com profissionais de diversas áreas, seja na parte de design ou programação. “Foi um enorme prazer trabalhar com pessoas que estão na frente de toda essa tecnologia. Me fez valorizar muito o processo criativo e de pesquisa do desenvolvimento de aplicativos.”

Depois de muito estudo e experiências adquiridas durante sua trajetória na computação, no investiment banking, na VTEX, multinacional brasileira de tecnologia com foco em cloud commerce, Bruna teve a oportunidade de encarar um desafio técnico mais avançado no grupo financeiro multinacional Goldman Sachs (Londres), empresa na qual trabalha hoje em dia.

À professora Noemi Rodriguez, a ex-aluna contou sobre as sutis mudanças que precisou enfrentar por conta da pandemia da covid-19.

“Quando veio a pandemia eu estava na minha primeira equipe em investment banking e a transição foi bem tranquila, pois já trabalhávamos remotamente, possuíamos máquinas virtuais que acessávamos na própria Goldman e por conta disso foi bem fácil. Principalmente com o uso do Zoom e outros aplicativos. O maior desafio mesmo, com pouco tempo de empresa, era conhecer pessoas diferentes e ter algumas daquelas conversas não-essenciais que você consegue no escritório. No virtual é mais complicado. Talvez isso seja o que eu tenha sentido mais falta, pois é uma interação que certamente ajudaria no ganho de experiência e a pensar em coisas que eu não havia pensado antes.’’ comentou.

No final da conversa Bruna ainda deu uma dica para quem tem interesse em seguir na carreira de computação e em programação no mercado financeiro.

“Para quem tem o desejo de seguir essa carreira e está iniciando agora sua caminhada, eu recomendo criar uma base técnica muito forte, fazer um bom uso das eletivas durante a graduação e não escolher eletivas que apenas aumentem seu CR, mas aquelas matérias que serão alinhadas com aquilo que você deseja fazer. Além disso, busque sempre se interessar pelo mercado, estude por fora e leia livros técnicos de economia e finanças. A PUC-RIO dá todo esse suporte ao aluno. Tudo isso vai colaborar e te ajudar a construir uma base forte para você que quer trabalhar com computação voltada ao mercado financeiro”, finalizou.